In Expresso, 14 de Maio, 2016
As oito equipas de estudantes que obtiveram os melhores resultados num programa interno de formação do ISEG, vão participar na edição de 2016 do GlobalManagement Challenge.
A SDG organizou pelo sétimo ano consecutivo uma formação interna no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) que simula o Global ManagementChallenge, onde participaram cerca de 180 estudantes distribuídos por 45 equipas. As oito equipas finalistas deste ISEG Management Challenge vão integrar a edição nacional da competição.
Para José Augusto Felício, professor do ISEG e responsável pelo programa, com esta iniciativa os alunos praticam a gestão de uma empresa e aprendem com as boas e más decisões que tomam.
Depois de terem competido num universo académico, as oito equipas que obtiveram os melhores resultados preparam-se agora para interagir na prova nacional com formações de quadros e de estudantes de outras universidades. Na per petiva de José Augusto Felício e nesta próxima fase “terão a oportunidade de confrontar e atualizar conhecimentos, compreender a importância do trabalho em equipa face aos grupos, perceber a importância do pensamento estratégico e da tomada de decisão em gestão e aperfeiçoar aptidões, o que lhes permitirá descobrir ou distinguir os fatores que diferenciam cada elemento da sua equipa”, frisa José Augusto Felício.
Na ótica dos elementos das formações, o programa pelo qual passaram permitiu-lhes aplicar conhecimentos aprendidos na licenciatura e desenvolver a capacidade de trabalho conjunto. Das oito equipas referidas há uma vencedora, formada por alunos do segundo ano de economia. O seu líder, Miguel Foutinha, espera nesta fase nacional “desenvolver o trabalho executado até aqui e melhorar as nossas competências como gestores“. Está ciente de que não vai ser um processo fácil e irá encontrar equipas mais experientes.
Contudo está otimista e espera que a sua formação atinja a final nacional e quem sabe até venha a representar Portugal internacionalmente.
Maribela Freitas