in Expresso, 17 de Março de 2023
Legenda da foto: Elementos das duas equipas vencedoras do ISCTE
Alunos do ISCTE testaram a metodologia do Global Management Challenge e vão integrar a prova nacional.
Mais de 60 alunos do ISCTE-IUL, divididos em 13 equipas, testaram a metodologia do Global Management Challenge numa competição interna. As duas equipas que obtiveram a melhor classificação vão integrar a prova nacional.
Estes alunos competiram no âmbito da cadeira de desenvolvimento da liderança, processos de decisão e negociação que integra o mestrado de gestão de recursos humanos e consultoria organizacional e o de gestão. Nelson Ramalho, coordenador da cadeira, conta que a introdução de um programa similar ao Global Management Challenge visa desenvolver competências pela prática. “A aprendizagem quando é realizada pela experiência é melhor consolidada”, frisa. As equipas são formadas aleatoriamente e a cada tomada de decisão um dos membros assume o papel de líder, para firmar aprendizagens. Na prova nacional acredita que estes alunos vão ter uma segunda oportunidade de corrigir erros, vão estar num ambiente mais competitivo, aproximando-se cada vez mais da realidade que vão enfrentar no futuro.
Os alunos que integraram esta ação foram divididos em dois grupos de onde saiu uma equipa vencedora que transita para a prova nacional. Ângela Chauhan, de uma destas equipas, conta: “Tentámos aplicar o que aprendemos na cadeira e vimos como funciona uma empresa.” Está ciente que a próxima etapa será mais intensa, bem como mais um momento de aprendizagem. Para Beatriz Silva, também de uma equipa vencedora, “na prova nacional vamos sair da nossa área de conforto, lidar com pessoas que não conhecemos, num ambiente mais competitivo”.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: DR