Aprender a pensar ‘fora da caixa’

in Expresso, 15 de janeiro de 2021

Legenda da Foto: Luís Salvaterra (Intrum) acredita no potencial formativo desta prova

Na competição, os estudantes resolvem problemas diários das empresas e também aprendem com os erros.

O Global Management Challenge coloca os participantes em contacto com o mundo das empresas. Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal, acredita que, embora esta competição seja uma simulação, nela os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em equipa, de gerir variáveis que estão na base da tomada de decisão empresarial e de somar novas experiên­cias ao seu saber académico.

A Intrum Portugal contou com duas equipas na segunda volta do Global Management Challenge 2020, mas nenhuma chegou à final nacional, agendada para o próximo mês. Luís Salvaterra explica que “independentemente do resultado que as equipas consigam atingir em cada edição, o facto de terem tido a possibilidade de participar é só por si uma marca que as acompanhará toda a vida e este é o verdadeiro foco para a Intrum”. Acrescenta que “participar no Global Management Challenge é ter a possibilidade de trabalhar em equipa, partilhar competências e gerir as diversas variáveis que estão na base da tomada de decisões, com uma vantagem acrescida de estarem a trabalhar num simulador que replica a realidade empresarial”. O conhecimento multidisciplinar, aprender a pensar ‘fora da caixa’ e o desenvolvimento de relações interpessoais são algumas das competências que os participantes adquirem e aportam como mais-valia ao ingressarem no mercado de trabalho.

Mais conhecimento

Para Luís Salvaterra, a educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades, e ao longo dos últimos 13 anos, com esta competição, a Intrum Portugal tem permitido a centenas de futuros gestores complementarem a sua formação académica com uma componente de conhecimento “real virtual”.

No Global Management Challenge, os participantes gerem uma empresa através da tomada de decisões estratégicas em diferentes vertentes. Neste ambiente competitivo, “as equipas são incentivadas a participarem com um espírito aberto, crítico e disruptivo, sem medo de inovar, experimentar e pensar novas soluções, mesmo quando o resultado esperado não seja o obtido. Uma das melhores maneiras de aprender é através do erro, e nada melhor que um simulador para o fazer”, intensifica o diretor-geral da Intrum Portugal.

O trabalho conjunto e a tomada de decisão são vivenciados pelas equipas em competição.

Tomás Vieira lidera a equipa Intrum/G-Elite, que não se qualificou para a final nacional. Dela fazem parte Filipe Baltazar, Joana Lourenço, Miguel Pereira e Tomás Ferra, estudantes de Gestão. Conta o líder que viram nesta iniciativa a oportunidade de “adquirir outro tipo de conhecimentos da área, de natureza mais prática e aproximada com o mercado de trabalho”.

O peso da decisão

Ao longo da primeira e da segunda volta, estes cinco estudantes observaram “o que uma empresa necessita para se desenvolver; os métodos necessários para produzir, distribuir e vender produtos; qual o impacto da publicidade dos produtos e da própria instituição nos mercados em questão; bem como analisar e compreender todos os resultados gerados pela mesma pondo em prática alguns conhecimentos adquiridos”, refere o líder da equipa.

Durante a prova, os participantes desenvolvem relações interpessoais e pensamento crítico.

À medida que iam tomando as suas opções de gestão perceberam que “a mais pequena decisão pode fazer toda a diferença na vida de uma empresa. Este conhecimento é uma mais-valia para todos e o que aprendemos vai ser útil para a nossa vida profissional, incluindo os erros cometidos durante a simulação”, finaliza Tomás Vieira.

OITO FINALISTAS

São divulgadas as oito equipas que vão disputar a final nacional do Global Management Challenge 2020, agendada para fevereiro. A CGD, com três equipas, e a IT Sector, com duas, vão ser as empresas mais representadas nesta fase final da competição.

Consulte a Classificação Final da Segunda Volta do Global Management Challenge 2020: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Mário João

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

8 jan 2021Pavel Kirbyatev