Alunos do secundário aprendem a gerir empresas

in Expresso, 18 de dezembro de 2021

Legenda da Foto: Pedro Patacho e Domingos Santos, no centro, ladeados pelos cinco elementos da equipa Teen MC/Bright

No Teen Management Challenge Oeiras os estudantes experimentam o simulador e integram a competição nacional.

Vai arrancar no início do próximo ano a 4ª edição do Teen Management Challenge (TMC) Oeiras. Uma prova similar ao Global Management Challenge, mais simplificada, que permite aos alunos do ensino secundário do concelho perceber como se gere uma empresa.

Esta iniciativa é organizada pela SDG em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e envolve anualmente dezenas de estudantes. É criada uma competição para cada agrupamento de escolas participante e dai sai uma equipa vencedora. As equipas vencedoras e todas as que participarem são convidadas a integrar a prova nacional.

“O que nos motivou a criar esta iniciativa foi a possibilidade de levar aos alunos do ensino secundário esse simulador de gestão e com isso criar uma oportunidade de aplicação prática dos seus conhecimentos e experimentarem como é o dia a dia de uma organização e o processo de tomada de decisão na gestão”, explica Pedro Patacho, vereador com o pelouro da educação da CMO. Acredita que este projeto aproxima a vida académica da realidade das organizações e o objetivo para esta nova edição é incluir mais escolas e alunos.

Na competição os participantes trabalham em equipa para atingirem os melhores resultados.

O Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra (AESJB) integra o TMC Oeiras. Para Domingos Santos, subdiretor deste agrupamento “é positivo tudo o que fora da escola aproximar os alunos da cultura, arte, ciência, saber e da sociedade como está organizada e para a qual nós os estamos a preparar”. Para si mais importante do que vencer este desafio é participar e que os alunos se interessem por conhecer o que está para lá do que aprendem na escola.

José Borges lidera a equipa Teen MC/Bright, formada por alunos do 11º ano de Ciências Socioeconómicas da Escola Sebastião e Silva que integra o AESJB. Competiram no Global Management Challenge 2021 onde chegaram à segunda volta. Em jeito de balanço conta que aprenderam “a trabalhar em equipa, a superar as nossas diferenças e a gerir o tempo. A competição nacional despertou o nosso interesse para a área da gestão”.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Fox

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

carinaFEUC VF