in Expresso, 27 de Janeiro de 2023
Obituário
Coordenado por Rui Gustavo, Expresso
1943-2023
Foi um dos grandes visionários da informática. Nascido em Angola (Moçâmedes/Namibe), licenciou-se no ISEG, onde pouco depois dava aulas nessa área. No tempo em que um computador era uma sala inteira e que os armários que continham os discos eram enormes, lembrou-se de fazer o time sharing, alugando o tempo que cada empresa necessitava para se organizar informaticamente. Mais tarde, com um aperto de mão firme dado a Francisco Balsemão, que conheceu através de Luíz Vasconcellos, o já falecido braço direito do fundador do Expresso, criou uma parceria com este jornal – que é hoje o Global Management Challenge (GMC), presente em dezenas de países e o maior jogo de gestão por lances aleatórios criados por um sistema informático. Mas isto é a sua vida empresarial.
Foi ainda, durante anos, o presidente dos antigos alunos do ISEG e, tanto a partir daí como do GMC, era – literalmente – amigo de todos.
O seu talento para trabalhar em rede não diminuía a alegria e camaradagem para com os outros, mais chegados ou distantes, tanto física como emocionalmente. Será difícil encontrar alguém como ele, admirado por todos os que o contactaram. Deixa viúva e duas filhas; o seu filho Pedro, seu sucessor, partiu subitamente antes do pai; foi esse o drama da sua vida, que foi preenchida. Deixa saudades e obra feita.