in Expresso, 16 de Setembro 2022
Durante as semanas de prova os elementos das equipas saem da sua zona de conforto e aprendem a gerir uma empresa
O Banco Montepio encara o Global Management Challenge como uma prova que desenvolve competências de gestão e promove o trabalho conjunto. Nesta edição, a sua aposta centrou-se numa equipa de quadros, que transitou para a segunda volta.
Elsa Correia, responsável pela área de Employer Branding & Talent Acquisition (marca empregadora e aquisição de talento) do Banco Montepio, explica que neste desafio os quadros “têm de tomar decisões de topo com base na análise de indicadores económico-financeiros das diferentes áreas funcionais da empresa e das condicionantes do mercado em que competem, tendo em vista a máxima satisfação dos clientes”. Em sua opinião, neste processo os elementos das equipas apresentam pontos de vista diversos e decidir implica sempre uma escolha. “O grande ensinamento que daqui retiram é que é sempre melhor chegar a consenso e trabalhar em conjunto”, salienta. Para esta responsável, além do desenvolvimento de competências de gestão e da tomada de decisões sob pressão, “esta prova promove ainda o networking, através do estreitamento de relações entre participantes da mesma empresa e elementos de outras equipas”.
Ricardo Luzio, Vítor Oliveira, Rui Marques e Vítor Rio formam a equipa do Banco Montepio que continua em prova. Contam que foi a vontade de aplicar na prática conceitos e estratégias de gestão o que os levou a inscreverem-se neste desafio. “O Global Management Challenge permite-nos olhar para a gestão de uma empresa com uma perspetiva diferente do nosso quotidiano, o que nos dá maior sensibilidade na gestão dos trade-off e decisões que todos os dias as empresas enfrentam”, finaliza Ricardo Luzio.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas