in Expresso, 22 de Agosto 2015
O carácter competitivo e formativo do Global Management Challenge levou a Noesis a apoiar equipas nesta competição de estratégia e gestão, criada há 36 anos pelo Expresso e a SDG.
A Noesis apoiou a inscrição de duas equipas na atual edição do Global Management Challenge e uma delas vai estar a competir na segunda volta. Para Alexandre Rosa, CEO da empresa, quem participa nesta prova sai dela mais rico. É que desenvolve competências, treina o trabalho de equipa e passa a perceber como funciona a vida das empresas.
Alexandre Rosa considera que esta competição faz parte da realidade de atuais e futuros gestores nacionais. Na sua perspetiva, “um ambiente competitivo extremamente sofisticado como é o modelo de simulação do Global Management Challenge permite perceber os desafios e as dificuldades que se colocam aos modelos de gestão em que os gestores participam diariamente”.
Através da participação na prova, os elementos das equipas adquirem competências, ganham consciência da necessidade de um eficaz trabalho conjunto e de como argumentar os seus pontos de vista de forma efetiva perante os outros.
Adicionalmente, afirma Alexandre Rosa, “podem desenvolver o espírito competitivo, um aspeto fundamental para o sucesso, tanto pessoal como nos negócios. A participação permite ainda experimentar e perceber as implicações das decisões tomadas, com grande fidedignidade face à realidade”.
Para Liliana Azevedo, líder da equipa de estudantes apoiada pela Noesis e que vai estar a competir na segunda volta, “ao participar no Global Management Challenge temos a oportunidade de aplicar alguns conhecimentos académicos adquiridos na empresa virtual que gerimos, o que poderá vir a ser uma realidade no futuro”.
Sendo esta acima de tudo uma formação na área da gestão, Liliana Azevedo salienta que, “ao integrar a prova, adquirimos novas competências de gestão e reforçamos o espírito de equipa, pois só assim conseguimos atingir com sucesso as metas estipuladas”.
Jornalista: Maribela Freitas
Legenda da foto: Alexandre Rosa, CEO da Noesis