Experiência na área da gestão para quadros bancários

in Expresso, 29 de Novembro 2024

Legenda da foto: Equipa de Macau, vencedora do programa interno da CGD

Mais de 100 colaboradores do grupo CGD trabalharam em equipa para fazer singrar a sua organização no mercado

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) apoia anualmente em Portugal a participação de equipas de quadros no Global Management Challenge. A par desta participação nacional, envolve os seus funcionários espalhados pelo globo numa competição interna onde são submetidos a esta metodologia, o que permite estender a experiência de gerir uma empresa a mais colaboradores.

Este programa interno é desenhado pela SDG para os quadros do grupo CGD que trabalham fora de Portugal. Similar ao Global Management Challenge, nela as equipas têm de tomar decisões sobre os destinos da sua empresa em áreas tão distintas como recursos humanos, produção ou finanças e vence a que obtém o melhor desempenho. Nesta edição participaram 117 colaboradores, oriundos de Cabo Verde, França, Timor, Macau, Bélgica, Moçambique, Brasil e Angola, distribuídos por 25 equipas. À final, que foi disputada este mês em Cabo Verde, no Banco Interatlântico, chegaram oito equipas, tendo a oriunda de Macau alcançado a vitória.

Para Lawrence Kong, chefe da equipa vencedora, a vitória só foi possível devido ao trabalho em grupo desenvolvido. Nesta experiência “dividimos tarefas, resolvemos problemas e juntámo-nos para alcançar um objetivo”, contou após a vitória. Em equipa, perceberam ainda as diferenças culturais dos vários países envolvidos e estreitaram laços com colegas de outras geografias. Macau é um dos locais onde o Global Management Challenge está presente. Lawrence Kong já participou em Macau nesta competição portuguesa de estratégia e gestão e, depois desta vitória interna, quer voltar a fazê-lo.

Na gestão de uma empresa as equipas dividem tarefas, tomam decisões e trabalham sob pressão

Para os bancários envolvidos neste programa este foi um momento de aprendizagem sobre o funcionamento de uma empresa, onde tiveram também a oportunidade de estreitar laços com outros colaboradores da CGD. “Aprendemos a tomar decisões e a trabalhar sob pressão”, explicou Luciene Vaz, de Cabo Verde. Já para Nusfa Faquir, de Moçambique, este desafio “foi muito interativo, permitiu ter uma visão ampla da gestão e percebemos o impacto das nossas decisões”. Alberto Jesus, também de Cabo Verde, salientou que este programa permite “ver a empresa como um todo”. Já Ivan Macedo, de Moçambique, contou que vai levar o que aprendeu para a sua vida laboral.

Pedro Soares, presidente do Banco Interatlântico de Cabo Verde, anfitrião da final, defendeu que, além de um momento de aprendizagem, esta competição interna “ajuda a solidificar o que é a nossa relação no grupo e a aproximar as pessoas”. Uma opinião corroborada por Nuno Martins, administrador da CGD, que realçou ainda a troca de experiências e o trabalho em equipa desenvolvido pelos participantes neste programa internacional.

Em Portugal está em curso a segunda fase da primeira volta do Global Management Challenge 2024. As classificações após a tomada da quarta decisão podem ser consultadas na tabela publicada em anexo.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: DR

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

TAP_JoanaDeloitte_2024