in Expresso, 23 de Janeiro
Legenda: Para Pedro Rino Vieira, este desafio ensina a pensar como um gestor.
No final da década de 90, quando estava a estudar Gestão, Pedro Rino Vieira participou na prova para pôr em prática os conhecimentos adquiridos
A participação no Global Management Challenge de Pedro Rino Vieira, professor auxiliar no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, remonta a 1998. Ainda estudante, encontrou na competição uma forma de pôr em prática os conhecimentos adquiridos e tomar decisões de topo, num ambiente simulado.
Já passaram 20 anos da participação de Pedro Rino Vieira, mas a sua visão continua a ser a mesma, a de que esta iniciativa permite desenvolver competências de gestão sem correr riscos. “Na altura estava a meio da licenciatura e fazia todo o sentido participar numa simulação deste género, para por em prática o que andava a aprender”, comenta.
Dessa experiência recorda que no início, juntamente com os colegas de equipa, estavam um pouco perdidos a tentar perceber como a simulação funcionava. Rapidamente percebeu que “gerir uma empresa só a pensar em marketing não conduz a lado nenhum. A parte financeira é crucial. Incorporei isto de tal forma na visão do que é a gestão que apliquei esta aprendizagem na minha vida profissional e também naquilo que tento passar aos meus alunos”, frisa o professor.
Conselhos de atuação. Com 40 anos de idade, Pedro Rino Vieira é doutorado em Gestão e tem-se dedicado nos últimos anos à vida académica. Acredita que “este tipo de simulação é uma excelente forma de começar a olhar para a empresa como um todo, de pensar como um gestor de topo e não como um especialista numa área específica”, refere. A quem vai integrar a atual edição deste desafio, Pedro Rino Vieira explica que é fundamental conhecer bem as regras de funcionamento do simulador e que as jogadas de teste são o momento certo para experimentar abordagens extremas para perceber como funciona o modelo.
“Este é um simulador mais de gestão tática do que de gestão estratégica de longo prazo”, acrescenta. Na sua visão e para ter sucesso é ainda necessário “ter elevada capacidade de adaptação e até antecipar as variações nas condições de mercado”, finaliza.
As inscrições para a 39ª edição desta prova já estão abertas.
Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, em Lisboa (tel. 213 157 618).
Jornalista Expresso: Maribela Freitas