In Expresso, 06 de Fevereiro 2016
Carlos Álvares, presidente do Banco Popular, integrou o Global Management Challenge nos anos 80 e vai agora dirigir as atividades da associação de antigos participantes desta prova.
Um momento de aprendizagem é como Carlos Álvares descreve a sua passagem pelo Global Management Challenge. O presidente do Banco Popular participou neste desafio nos anos 80, onde teve a oportunidade de gerir uma empresa, tomar decisões e perceber o impacto destas numa organização.Licenciado em administração e gestão de empresas, Carlos Álvares iniciou o seu percurso profissional em 1981, nos CTT.
Três anos depois entrou para o Banco Português do Atlântico como auditor interno e tem desenvolvido a sua carreira no sector da banca. Em 2011 foi trabalhar para o Banco Popular, entidade a que preside deste julho de 2015 e vai agora também dirigir os destinos da rede alumnigmc. Conta que o Global ManagementChallenge é uma iniciativa com a qual convive há muitos anos e é ainda uma referência na área da gestão. Neste cargo que agora assume vai continuar a missão da rede que é potenciar relações entre antigos participantes desta competição criada há 37 anos pelo Expresso e a SDG.
Corriam os anos 80 quando Carlos Álvares fez parte de uma equipa na prova. “Era uma iniciativa inovadora. Permitia gerir uma organização, tomar decisões que impactavam com as vendas, a relação com os clientes, fornecedores e preços e viam-se os resultados finais na valorização da cotação da empresa”, explica. Acrescenta que estava no início da sua vida profissional e foi um momento de aprendizagem que lhe permitiu adquirir novas competências e conhecer pessoas com outras experiências. Na altura a sua equipa não passou da primeira volta e um dos momentos mais stressantes vividos foi quando decidiram alterar a decisão tomada, faltavam escassos minutos para a sua entrega.
Aos participantes que vão integrar a prova Carlos Álvares aconselha-os a trabalharem em equipa, a dividirem o trabalho e a terem uma visão de conjunto na altura de decidir.
Jornalista: Maribela Freitas
Fotógrafo: José Caria