in Expresso, 3 de Março de 2018
Legenda: João Matoso Henriques, Francisco Pedro Balsemão, Luís Alves Costa, Paul Macedo, e Francisco Pinto Balsemão, num encontro sobre a Alumnigmc.
O presidente-executivo da Caixa Geral de Depósitos participou nos anos 80 no Global Management Challenge
Paulo Macedo, presidente executivo da CGD, acaba de assumir a presidência da Rede Alumnigmc, formada pelos antigos participantes do Global Management Challenge. Na sua opinião, esta competição, organizada pelo Expresso e a SDG, que vai já na 39ª edição, confronta estudantes e quadros com aspetos da vida das empresas, como a concorrência e a tomada de decisão.
Na altura em que participou nesta iniciativa, na década de 80, Paulo Macedo era ainda estudante. “Foi interessante e era algo completamente novo, ter de tomar decisões até determinada hora e fazer um conjunto de análises que não eram as que estávamos habituados a fazer na faculdade”, recorda. Depois desta experiência, volta a ligar-se à competição como presidente da Rede Alumnigmc e na CGD, já que anualmente dezenas de quadros do banco integram esta iniciativa.
Na perspetiva de Paulo Macedo, quem se inscreve nesta prova merece reconhecimento, já que está a sair da sua zona de conforto, a aceitar novos desafios e a arriscar enfrentar a gestão de uma empresa, embora esta seja virtual. Os participantes são confrontados com a tomada de decisão, têm de lidar com um conjunto de variáveis e fazer face à concorrência. Neste processo, explica, “confrontam-se com o desempenho das outras equipas, o que os leva a interrogarem-se sobre como agiram e o que poderiam ter feito para obter um resultado melhor”.
A vertente internacional deste desafio é algo que Paulo Macedo destaca. “Permite aos nossos profissionais e estudantes concorrerem com equipas de todo o mundo e mostra que o que é feito em Portugal, quando é bem feito, tem valor em qualquer país do mundo”, finaliza.
Francisco Pinto Balsemão, presidente do conselho de administração do grupo Impresa, revela que a escolha de Paulo Macedo para a liderança dos Alumnigmc prende-se com a sua carreira profissional e experiência de vida. Na sua opinião, esta rede é “uma transposição da competição para a vida real, fomentando contactos entre antigos participantes”.
Segundo João Matoso Henriques, CEO da SDG, as conversas com sucesso, evento desenvolvido pela Rede Alumnigmc, vão regressar já este mês, agora sob a liderança do novo presidente. “A comunidade Alumnigmc é um legado e missão do Global Management Challenge de espalhar a literacia da estratégia e da gestão e promover o networking profissional e a interação entre o mundo empresarial e o académico”, finaliza.
Jornalista Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo Expresso: Tiago Miranda