Gerir uma empresa em equipa

in Expresso, 8 de janeiro de 2021

Legenda da Foto: As equipas contam com várias semanas para testar as suas ideias de gestão

Na prova, os participantes criam estratégias, tomam decisões e trabalham em conjunto para atingir resultados.

José Pedro Soares e Nicole Ludovino são antigos participantes do Global Management Challenge e integraram a competição em 2007 e 2019, respetivamente. Dessa experiência ficou-lhes o trabalho em equipa desenvolvido na execução de uma estratégia e a noção do impacto que uma decisão pode ter numa organização.

Conta José Pedro Soares, de 35 anos, sales executive (gestor de vendas) da Konica Minolta Portugal, que o gosto pela análise de dados financeiros, a tomada de decisão e a curiosidade de perceber os impactos e consequências dessas mesmas decisões numa empresa, ainda que num contexto de simulação, levaram-no a integrar esta competição. Desses tempos recorda “o grau de abstração necessário para não nos focarmos apenas nos valores apresentados, mas sim no contexto global onde a nossa empresa estava inserida, como por exemplo a área de atividade, a evolução do sector, a concorrência, entre outros, por forma a tentar medir e antecipar o impacto que todas as variáveis poderiam ter conjugadas com as nossas decisões”.

Do que aprendeu realça a capacidade de interpretar resultados e antever os seus impactos na tomada de decisão. “Sinto que a forma como hoje consigo alinhar o meu trabalho com o que é pretendido pelos meus superiores dentro de uma organização foi desenvolvido em desafios como aqueles que o Global Management Challenge nos consegue apresentar”, revela José Pedro Soares.

Para quem estuda, esta prova é, na opinião deste antigo participante, uma oportunidade para ganhar maior perceção do mercado empresarial e evoluir a capacidade de trabalhar em equipa. Já os quadros têm “uma oportunidade para testar e desafiar o seu conhecimento e simular abordagens estratégicas”.

Definir estratégias

Com 24 anos, Nicole Ludovino é presidente da AIESEC Portugal, uma organização internacional, presente em vários países e territórios, liderada por jovens estudantes e recém-licenciados e que desenvolve liderança em quem integra os seus programas. “Nesta competição obtive três aprendizagens que implemento na minha vida. Uma delas é a importância de ter uma equipa alinhada para a implementação coerente de uma estratégia. A segunda é definir barreiras inegociáveis para a forma como a equipa vai trabalhar à volta da estratégia definida. A terceira é focar-se no resultado, mas não esquecer de aproveitar o processo”, explica.

Para esta antiga participante, a prova desenvolve competências que enquanto estudante sente que não teria oportunidade de desenvolver numa sala de aulas. A quem está em prova deixa alguns conselhos. “Comecem por construir a vossa equipa, tenham um momento para se conhecerem e entender como cada um comunica e toma decisões e falem sobre as vossas expectativas.” Sabendo do que cada membro é capaz, “reúnam-se e definam uma estratégia que todos entendam e saibam como contribuir dentro do seu departamento”, acrescenta. “Depois de cada ronda há que analisar os resultados e adaptar a tática utilizada, sem esquecer a estratégia inicial e mantendo uma comunicação ágil e articulada entre todos os membros”, finaliza.

A UMA SEMANA DO FIM

As equipas que estão em competição tomaram esta semana a quarta decisão de gestão. Resta-lhes, por isso, apenas mais uma semana para provarem o seu valor na área da estratégia e gestão. Com a decisão desta semana, apenas se registou alteração na liderança do grupo três, estando os restantes com as mesmas chefias. As equipas tentam assim manter a posição cimeira que lhes garantirá a passagem à final nacional, que se realiza já no próximo mês. A IT Sector e a CGD são atualmente as entidades com mais equipas no topo de grupos, com duas cada.

Consulte a Classificação da Quarta Decisão da Segunda Volta do Global Management Challenge 2020: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

artigo 31 Dez 2020lsalvaterra vfinal