in Expresso, 24 de Março 2018
Legenda: José Gonçalves foi o orador das ‘‘Conversas com Sucesso’’
José Gonçalves, presidente da Accenture, defende que o digital contribui para o crescimento económico.
A transformação digital, o seu impacto no mundo empresarial e como pode ser uma oportunidade para em Portugal serem criados negócios à escala global foram aspetos abordados por José Gonçalves, presidente da Accenture Portugal, em mais uma “Conversas com Sucesso”, uma iniciativa da Rede Alumnigmc, formada pelos antigos participantes do Global Management Challenge. José Gonçalves discursou esta semana em Lisboa, perante uma plateia atenta, sobre a “Transformação digital – uma oportunidade para a Accenture e a oportunidade para Portugal”. Na palestra explicou que “o custo das tecnologias está a baixar de ano para ano o que faz com que estas estejam mais acessíveis às empresas e a cloud permite uma combinação de tecnologias e com isso pensar em formas inovadoras de equacionar o negócio. São aspetos que estão a revolucionar o mundo”.
O presidente da Accenture Portugal vê a digitalização como uma oportunidade para as empresas. Defende que com novas tecnologias como a inteligência artificial, a robótica ou a internet das coisas, consegue-se ser mais eficiente na forma de trabalhar e os colaboradores podem ganhar mais autonomia e relevância (empowerment) dentro das organizações. Através de canais, produtos ou serviços digitais é possível acrescentar mais receita às empresas e há que ousar criar novos negócios com um paradigma também ele digital que aporte mais valor aos seus portefólios. Olhando para o território nacional, José Gonçalves acredita que o digital fará a diferença, potenciado mais exportação, para mais destinos. “Permite pensar negócios de base que atacam o mercado à escala global e não ficarmos confinados à nossa geografia e aos países para onde habitualmente exportamos”, salientou. Acredita que é algo fundamental para Portugal crescer de uma forma muito relevante.
A Accenture Portugal é patrocinadora do Global Management Challenge há vários anos, e segundo Luís Alves Costa, presidente da SDG, foi recentemente convidada para parceira tecnológica na atualização e modernização do seu simulador. E já na próxima revisão do simulador poderão vir a ser introduzidos casos com um paradigma mais digital.
Jornalista Expresso: Maribela Freitas
Fotografo Expresso: Nuno Botelho