In Expresso, 23 de Março 2019
Jorge Coelho, antigo ministro e empresário que aposta no interior, foi o orador de mais uma Conversas com Sucesso, da rede AlumniGMC.
Legenda da foto: A conversa com Jorge Coelho foi dirigida pelo jornalista Henrique Monteiro
Uma maior coesão territorial e atração de jovens para o interior através do ensino, são pontos que na opinião de Jorge Coelho, vice-presidente do grupo Mota-Engil e administrador do grupo Vista Alegre, mental, que é termos uma sociedade em que cada cidadão tenha uma vida digna”. O que só acontece com um desenvolvimento unitário.
“Numa faixa de 40 quilómetros do mar para dentro concentra-se a larga maioria da população, emprego, atividade económica e riqueza”, lembrou. E é aqui que tem de se trabalhar. Jorge Coelho, é administrador da Queijaria Vale da Estrela que fundou em Mangualde, dando o exemplo de que é possível apostar fora do litoral e esteve envolvido no Movimento pelo Interior.
Aproveitou a palestra para apresentar algumas das medidas propostas por este movimento para transformar o país, abrangendo política fiscal, educação e ciência e ocupação do território. São disso exemplo a proposta de deslocalizar 25 serviços públicos de Lisboa, que correspondam a um mínimo de 100 funcionários por cada serviço, para cidades do interior.
Ao nível da educação, Jorge Coelho acredita que é através do conhecimento que se desenvolvem os países. “89% dos alunos do ensino superior estão no litoral”, lembrou. Neste domínio o Movimento propunha, por exemplo, aumentar a taxa de 11% para 25% do número de estudantes do ensino superior no interior, num horizonte temporal de seis anos, envolvendo um programa de mobilidade nacional.
Jorge Coelho defendeu que este e outros governos têm tido uma política de apoio forte ao interior. Mesmo assim existem assimetrias e é necessário “políticas com transversalidade suficiente para que sejam resolvidas”. Para o antigo ministro “um país sem coesão e sem desenvolvimento regional a sério terá um futuro triste”.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Tiago Miranda