in Expresso, 7 de Abril de 2018
A organização quer ultrapassar as 310 equipas que participaram em 2017 e conta este ano com novos patrocinadores.
Começa em maio a 39ª edição do Global Management Challenge e o objetivo da organização é ultrapassar as 310 equipas que integraram a prova em 2017, ter uma maior participação de quadros e continuar a expansão internacional sendo que atualmente está presente em mais de 30 países.
O Expresso e a SDG juntaram esta semana em Lisboa as empresas que apoiam e patrocinam a competição, para o almoço do lançamento oficial da edição de 2018. João Matoso Henriques, CEO da SDG, contou no evento que quer mais equipas a participar este ano e espera que aumente também o número de quadros, já que nos últimos anos os estudantes têm estado em maioria. Quanto à internacionalização revelou que “o Panamá foi o último país a entrar e estamos em conversações com novos destinos”.
A atual edição da prova conta também com dois novos patrocinadores, a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua e a Fidelidade. Juntam-se à Accenture, EDP, Staples, IntrumJustitia, Millennium bcp e Ren. A prova conta ainda com o apoio da TAP Portugal, IAPMEI, IEFP, SIC, IT Sector e UppOut.
Joana Queiroz Ribeiro, responsável pela direção de pessoas e organização da Fidelidade, revelou que este patrocínio surge numa extensão da ligação que já tinham à competição, com o apoio a equipas. “É um programa de formação e de desenvolvimento ao mesmo tempo em que se colocam as pessoas num patamar diferente que é olhar para o negócio de uma forma transversal e não se focarem só naquilo que têm para fazer no dia a dia”, referiu no almoço.
Já Beatriz Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua, explicou que “olhamos para o Global Management Challenge como uma grande iniciativa de troca de experiências e é isso que queremos trazer para dentro da Garantia Mútua”. Acrescentou ainda que na prova os participantes trocam conhecimentos e trabalham em equipa, fatores que acredita serem importantes para se ter êxito no mundo dos negócios.
No discurso durante o almoço, Francisco Pinto Balsemão, presidente do conselho de administração do grupo Impresa, que detém o Expresso, chamou atenção para o facto de este desafio “manter a liderança mundial neste tipo de competições de estratégia e gestão e já envolveu desde o seu lançamento pelo Expresso e a SDG, mais de 600 mil participantes a nível internacional. Um número que impressiona e valoriza esta iniciativa”.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: António Pedro Ferreira