in Expresso, 13 de Abril 2019
Elementos de equipas que venceram edições passadas apontam boas práticas a aplicar para conseguir um bom resultado nesta prova.
Fernando Pinto, Luís Valente e Susana Girão, lideraram as equipas que venceram respetivamente as edições de 2013, 2016 e 2018 do Global Management Challenge. Defendem que para se ser bem-sucedido nesta iniciativa há que definir uma estratégia desde o início, mas ter flexibilidade para a alterar caso a concorrência o exija.
“Em primeiro lugar é necessário fazer um trabalho de casa rigoroso, analisando o máximo de cenários de mercado e possíveis estratégias. Esta condição é ainda mais relevante quando se trata das fases em que a competição se desenrola num período curto de tempo, onde existe pressão do tempo para a tomada de decisão”, explica Fernando Pinto. Após este processo e na sua opinião deve delinear-se uma estratégia e fixar os resultados expectáveis.
E, acrescenta, convém também perceber o que a concorrência está a fazer e qual o seu impacto no resultado da equipa e com isso adaptar as decisões.
Esta é uma opinião corroborada por Luís Valente. No entanto, salienta que “apesar de a componente analítica ser extremamente importante na estratégia vencedora, a sorte favorece os audazes e por vezes vale a pena adotar riscos calculados para chegar à vitória”.
Da competição para a vida laboral, Luís Valente refere que “as componentes sociais e técnicas que foram adquiridas permitem saber como agir em situações em que é necessária a tomada de decisões sobre pressão extrema, sendo fundamental como ferramenta de treino de trabalho de equipa e na criação de equipas de desempenho extremamente elevado”.
Susana Girão lidera a equipa que vai representar Portugal na final internacional da edição de 2018 que se realiza em julho, na Rússia. Para vencer acredita que “além da necessidade de um planeamento rigoroso e a clara definição da estratégia que a empresa irá seguir, aliada à inovação e flexibilidade para a mudança, salienta-se fazer uma boa gestão dos funcionários certos pelo departamento de recursos humanos, medindo a sua produtividade”. Analisar o portefólio de produtos oferecidos e monitorizar os seus preços enquadrando-os com os que são praticados no mercado concorrencial em que a empresa se insere e de acordo com a estratégia delineada, bem como manter a empresa competitiva e em constante crescimento, são mais alguns dos segredos que partilha com as equipas que vão competir durante este ano.
As inscrições para a edição de 2019 da prova estão em curso.
Para mais informações contactar a SDG (tel. 213 157 618) ou consulte o site www.globalmanagementchallenge.pt.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas