Estudantes apostam em competição de estratégia e gestão

In Expresso, 11 de Fevereiro 2017

A primeira equipa que se inscreveu na edição de 2017 do Global Management Challenge é constituída por três jovens estudantes das áreas de engenharia, gestão e economia da Universidade do Minho.

A possibilidade de saberem mais sobre a área da gestão e adquirirem conhecimentos práticos sobre como se dirige uma empresa, entusiasmou três universitários a criarem uma equipa para integrar a atual edição da competição. Júlio Sá tem 24 anos, é finalista do mestrado integrado em engenharia e gestão industrial da Universidade do Minho (UM), estando atualmente a estagiar numa empresa e a desenvolver a sua dissertação de mestrado. Tem como colegas de equipa Joana Correia da Silva, de 20 anos, finalista da licenciatura em economia na UM e Miguel Sá, também com 20 anos, a frequentar o terceiro ano do mestrado integrado em engenharia e gestão de sistemas de informação na mesma universidade.

Ao terem procedido à inscrição da sua equipa, a que chamaram Valeris, no dia 1 de janeiro, foram os primeiros a garantir a presença neste evento. Os três estudantes são estreantes nesta prova criada há 38 anos pelo Expresso e a SDG e que está presente em mais de 30 países. Júlio Sá, chefe da equipa, conta que no final deste processo “esperamos ter uma melhor noção do que é gerir uma empresa e assim tomar decisões conscientes”. Ao longo das semanas de jogo que se avizinham a expectativa é perceber quais são os indicadores de desempenho mais relevantes numa organização e como interagem entre si, para a partir daí interpretarem melhor a realidade administrativa.

Apesar de terem formações diferentes estes jovens têm uma crença comum, a de que a prova poderá vir a ser útil no seu futuro profissional. Isto numa altura em que dois elementos da equipa estão a finalizar etapas académicas. A expectativa de Júlio Sá é que este treino intensivo lhe dê a ele e aos colegas de equipa “a parte prática da gestão, uma vez que somos estudantes e apenas dominamos alguns dos conceitos teóricos”, salienta.

Sendo que no seu futuro profissional pode vir a estar a gestão real, Júlio Sá acredita que com a participação nesta iniciativa de estratégia e gestão estarão mais bem preparados para entender o porquê das empresas serem dirigidas de determinada maneira.
Além de mais a competição dá traquejo de gestão e por isso permitir-lhes-á apresentar soluções alternativas e identificar mais facilmente problemas, o que são, na sua opinião, “capacidades que nos tornarão melhores profissionais”. Ao longo dos seus vários anos de existência a competição tem vindo a atrair muitas equipas de estudantes. Só no ano passado e das 425 que participaram 275 eram formadas por universitários. Das restantes, 132 eram de quadros e 18 mistas, ou seja, formadas por estudantes e quadros.

As inscrições para a atual edição do Global Management Challenge estão abertas desde o início de janeiro e vão permanecer assim até ao final de abril. Para mais informações sobre esta competição contactar a SDG-Simuladores e Modelos de Gestão, em Lisboa (tel. 213 157 618). Pode ainda saber mais através da consulta da página na internet worldgmc.com.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

AmílcarMacao