in Expresso, 23 de Julho 2016
Participar no Global Management Challenge é viver a experiência de integrar o conselho de administração de uma organização e vê-la crescer num mercado competitivo.
O Global Management Challenge foi lançado em agosto de 1979 pelo Expresso e a SDG e um ano depois realizou-se a primeira edição. Desde o seu início que os participantes têm de tomar decisões de gestão em áreas como o marketing, recursos humanos, finanças e produção, num mercado competitivo, com o objetivo de obter os melhores resultados para a sua empresa. Até agora mais de meio milhão de pessoas já integraram esta iniciativa em todo o mundo.
Para que a experiência se aproxime ao máximo da realidade, o simulador que serve de base à competição já teve várias versões ao longo dos anos e cada uma introduziu novas decisões para tornar o modelo cada vez mais complexo.
Seja na primeira, segunda volta ou mesmo na final nacional, as equipas formam o conselho de administração da sua empresa. É-lhes confiada uma organização para gerirem durante um período, com dados dos últimos cinco trimestres de atividade, para que possam analisar as decisões dos seus antecessores e verificar o impacto das mesmas, a situação de mercado onde esta se insere e o potencial de crescimento.
Estamos a falar de uma empresa com produção. “Só depois desta análise e da leitura do manual do simulador que explica como funciona o modelo, é que as equipas estão preparadas para definir a estratégia dali para a frente, dos próximos cinco trimestres”, explica João Matoso Henriques, diretor-geral da SDG.