In Expresso, 23 de Abril 2016
Os estudantes encontram no Global Management Challenge uma oportunidade de experimentarem conceitos académicos e verificar como estes são aplicados na vida empresarial
Mais de 200 alunos distribuídos por 57 equipas participaram na 6ª edição de uma formação interna na Católica Porto Business School (CPBS) que simula o Global Management Challenge. As três equipas que obtiveram o melhor resultado neste evento vão participar na prova a nível nacional.
Desde o ano letivo de 2010/11 que a SDG desenvolve esta formação feita à medida para a Católica Porto. Trata-se de uma versão mais simples da competição, mas que coloca já os alunos perante a gestão de uma empresa.
“É uma iniciativa promotora do desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos que lhes permite pensar estrategicamente, trabalhar em equipa e tomar decisões com impacto no dia a dia da empresa que estão a gerir”, explica Sofia Salgado Pinto diretora da CPBS. As três equipas que obtiveram o melhor resultado vão integrar o Global Management Challenge 2016. Para Sofia Salgado Pinto a prova “é uma excelente experiência de aproximação entre os conteúdos aprendidos e competências desenvolvidas durante a formação académica e a sua aplicação prática, num contexto muito próximo do real”.
Daniel Almeida lidera a equipa que teve o melhor resultado nesta iniciativa da CPBS.
Depois do contexto académico acredita que a nível nacional o processo vai ser mais competitivo.
“As equipas serão mais experientes e rigorosas nas decisões e o simulador vai ter mais dinâmicas e variáveis”, frisa.
Na sua opinião este desafio retira os participantes da sua área de conforto e desenvolve competências como trabalhar sob stress e em equipa, a capacidade analítica, crítica, de tomada de decisão e de delinear estratégias. “São competências úteis no mercado de trabalho e encaramos o simulador como uma ferramenta que permite testar conhecimentos, observando de imediato os resultados obtidos em função disso”, finaliza Daniel Almeida.
Maribela Freitas