in Expresso, 7 de Fevereiro 2015
A edição de 2014 da competição contou com 1808 estudantes e quadros em que cerca de 70% participaram pela primeira vez.
O Global Management Challenge contou, em 2014, na sua 35ª edição, com a participação de 1808 estudantes e quadros divididos por 423 equipas. Os estudantes estiveram em maioria e no que respeita a qualificações, a engenharia e a gestão foram as mais representadas.
Numa análise ao total dos participantes do ano passado, verifica-se que 53,6% foram estudantes (969), 46,4% quadros de empresas (839) e 70,35% dos elementos das equipas (1272) estiveram a participar pela primeira vez nesta iniciativa de estratégia e gestão, organizada pelo Expresso e a SDG. Quanto ao sexo, esta continua a ser uma competição mais participada pelo sexo masculino (66,98%) do que pelo feminino (33,02%), tanto no que respeita a estudantes como quadros.
Já em relação às idades registam-se diferenças. Apesar de, na totalidade dos participantes, predominar o escalão etário entre os 21 e os 29 anos (43,86), no caso dos estudantes 73,99% tinham entre 18 e 23 anos e nos quadros 53,04% tinham idades compreendidas entre os 24 e os 35 anos. Salienta-se que mais de 10% dos 1808 participantes tinham mais de 42 anos de idade, o que prova que a competição não se dirige apenas à camada mais jovem da população.
Uma ação formativa
Para muitas das empresas que apoiam a inscrição de equipas de quadros, estudantes ou mistas, este desafio é encarado como uma ação formativa na área da gestão. Na última edição, 33,41% dos participantes eram da área da engenharia e 29,59% de gestão. Esta relação maioritária verificou-se tanto nos estudantes como nos quadros. Ainda quanto a formações, estiveram também presentes áreas como economia, marketing, contabilidade e finanças, entre outras.
No caso dos estudantes, 57,69% estavam na altura da competição a frequentar o segundo e terceiro ano da licenciatura e 13,62% encontravam-se a realizar um mestrado. Nos quadros, 51,01% eram licenciados e 38,86% possuíam um doutoramento, mestrado ou pós-graduação.
93 empresas envolvidas
O Global Management Challenge 2014 contou com a participação de 93 empresas nacionais e internacionais que patrocinaram ou apoiaram a prova e inscreveram equipas. Estiveram ainda envolvidas neste processo, através dos seus alunos, 31 universidades e ins- titutos politécnicos nacionais. Neste campo a Universidade de Lisboa foi a mais representada com 28,29% dos estudantes, seguida da Universidade do Porto com 14,71%.
As inscrições para a edição de 2015 da prova estão em curso. Para mais informações contactar a SDG-Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, nº 41, 3º andar, em Lisboa (tel. 213 157 618). Pode ainda consultar o sítio www.
worldgmc.com.
NÚMEROS:
969 estudantes oriundos de 31 universidades e institutos politécnicos nacionais integraram a competição em 2014
1272 pessoas, entre universitários e quadros, participaram pela primeira vez neste desafio de estratégia e gestão
Maribela Freitas