Brasil aposta nas equipas de estudantes universitários

in Expresso, 28 de Fevereiro 2015

A organização brasileira contou na edição de 2014 com a participação de alunos de mais de 200 instituições de ensino superior O Brasil foi o destino escolhido em 1981 pelo Expresso e a SDG para internacionalizar o Global Management Challenge.

Desde essa altura a prova tem vindo a evoluir do outro lado do Atlântico e na edição de 2014, que está agora a terminar, a organização brasileira apostou essencialmente na inscrição de equipas de estudantes por reconhecer que este desafio pode fazer a diferença na formação de universitários, especialmente da área da engenharia. “Mudámos o foco para as equipas de estudantes em 2014 e vamos continuar este ano, uma vez que o Brasil é um país com uma população imensa de jovens e é um grande desafio formá-los”, explica Marcelo Egéa, responsável pela organização do Global Management Challenge Brasil.

A edição de 2014 contou com perto de 700 participantes distribuídos por 185 equipas (que têm entre dois a cinco elementos), sendo que a grande maioria foi formada por jovens, oriundos de 256 universidades e instituições de ensino superior e tecnologia, públicas e privadas. Quanto à área de estudo 45,7% eram de engenharia. “A formação em gestão ainda não atinge áreas importantes como a engenharia que tem cursos muito técnicos. A competição, desde a sua criação, tem vindo a contribuir para difundir a gestão entre os universitários, estimulando a que aprendam pela prática”, frisa Marcelo Egéa.

Projeto-piloto
A ligação no Brasil entre a prova e o mundo académico deu origem a um projeto-piloto. É que este ano o simulador vai ser utilizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, especializada em engenharia. “Faremos uma aplicação piloto como ferramenta académica para os alunos do terceiro ano. O professor responsável é um entusiasta da competição que participou quando era estudante e nunca esqueceu a experiência”, conta Marcelo Egéa.

Acrescenta ainda que esta ação conjunta “é também um reconhecimento da qualidade do Global Management Challenge e demonstra o seu potencial para o ensino da gestão”. Outra novidade é que a equipa campeã de 2014, além de ir representar o Brasil na final internacional, terá a oportunidade de visitar a sede da Google em São Paulo.

Em Portugal estão em curso até final de abril as inscrições para a edição de 2015. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, n.º41, 3.º andar, em Lisboa (tel. 213 157 618) ou consultar o site www.worldgmc.com.

Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

MozPopular