in Expresso, 7 de Março 2015
O Banco Popular vai apoiar 22 formações constituídas por quadros e clientes, na edição de 2015 do Global Management Challenge.
Começa em maio a edição de 2015 do Global Management Challenge e o Banco Popular acaba de anunciar que vai apoiar a inscrição de 22 equipas constituídas por colaboradores de agências e clientes. Este modelo tem como objetivo criar sinergias com empresas que trabalham com o banco e aumentar as competências de gestão do seus quadros. “Sendo esta uma iniciativa que simula de forma muito verosímil a competição das empresas nos mercados, a participação de clientes juntamente com colaboradores das agências permitirá afinar as capacidades de definição de uma estratégia empresarial e permitir um maior conhecimento recíproco”, explica Susana Brígida, coordenadora executiva do Banco Popular.
Conta ainda que decidiram implementar este modelo para se aproximarem mais dos clientes e prestarem um melhor serviço, tendo em conta que os seus quadros, ao integrarem as equipas na competição, vão perceber melhor as necessidades das empresas no que toca à sua gestão.
Prova formativa
Um outro aspeto salientado pelo Banco Popular e que o leva a apostar neste desafio é a sua vertente formativa. “A participação proporcionará não só conhecimentos novos em várias áreas de gestão, mas também um enriquecimento pessoal a vários níveis. Dá aos participantes ferramentas que lhes permitem decidir melhor no dia a dia e permite que os nossos colaboradores cultivem valores que são muito promovidos internamente, como o espírito de equipa e a competitividade”, finaliza Susana Brígida.
Cristina Brás, diretora de agência do Banco Popular, e Fernando Figueiredo, CEO da Fuel TV S.A., vão ser colegas de equipa. Para ambos será a sua primeira vez no Global Management Challenge. “A minha expectativa é de aperfeiçoar capacidades de planeamento, de discutir ideias, de trabalho em equipa em ambiente de stresse, de gestão do tempo, de comunicação e discussão de opiniões, definindo estratégias e tomando decisões de gestão, percecionando simultaneamente o risco associado às mesmas”, revela Cristina Brás. Espera depois transpor esta aprendizagem para o trabalho diário, nomeadamente ao nível da gestão e condução de reuniões, bem como a capacidade de delegação de tarefas dentro de uma equipa. Na sua perspetiva, estas formações mistas dar-lhe–ão ainda a oportunidade de trabalhar com clientes com perfis diferentes, aprofundando relações.
Uma outra visão
Para o colega de equipa Fernando Figueiredo, o que o motiva a integrar a competição é “o desafio de estar integrado numa equipa multidisciplinar a atuar com um objetivo de gestão comum”. Valoriza a proposta lançada pelo banco para que fizesse parte de uma destas equipas e as expectativas quanto ao seu funcionamento são grandes. Na empresa que dirige, o lema é que se aprende todos os dias e integrar esta iniciativa será mais um momento de aprendizagem partilhado com os seus colegas de equipa.
As inscrições para a atual edição do Global Management Challenge vão estar abertas até ao final do mês de abril. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, nº 41, 3º andar, em Lisboa (tel.
213 157 618). Pode ainda consultar o site www.worldgmc.com.
Maribela Freitas