in Expresso, 19 de Julho 2014
A primeira etapa do Global Management Challenge 2014 terminou no início deste mês e a Tagusgás e a Mindbury fazem um balanço da sua participação. Ambas apoiaram equipas de estudantes, mas apenas uma vai estar representada na segunda volta. Apesar do diferente resultado obtido, o balanço é positivo. É que estas organizações defendem que a competição contribui para a formação de jovens universitários, independentemente da classificação que obtenham na prova e permite avaliar talento.
Vítor Silva Labrincha é diretor comercial da Tagusgás e explica que este ano a empresa apoiou três equipas de estudantes oriundas do Instituto Politécnico de Santarém. Destas apenas uma se qualificou para disputar a segunda volta, agendada para o final de setembro. No entanto, o balanço que faz deste resultado é positivo, mais ainda porque acredita que “o Global Management Challenge é uma ferramenta inovadora e interessante pela sua notoriedade, atração e relacionamento com o público universitário. Para os alunos é uma oportunidade singular de aprenderem gestão e se aproximarem dos ambientes reais das empresas”. Os estudantes aprendem a tomar decisões de topo, a analisar indicadores económicos e financeiros e a trabalhar em equipa. Apesar de ser uma simulação, a prova trabalha competências reais. Os universitários desenvolvem soft skills e obtêm uma visão mais alargada e estratégica do funcionamento de uma empresa. “Esta competição funciona como um treino de competências de gestão aplicadas a ambientes reais”, afirma Vítor Silva Labrincha. Acrescenta que muitas das capacidades que este desafio trabalha são pouco desenvolvidas na maioria das universidades e em contrapartida são muito valorizadas no mundo empresarial. É por isso que ao participarem no Global Management Challenge estes jovens estão a aumentar a sua empregabilidade.
Captar talento
A ideia de atrair os melhores para os seus quadros norteia a participação da Mindbury nesta competição. Apoiou duas equipas de estudantes que não passaram à segunda volta, mas a etapa já percorrida dá para avaliar as suas capacidades, dado que viveram uma experiência enriquecedora, competitiva e muito próxima do mundo real.”Somos uma empresa que recruta muitos jovens na área da gestão, quer da empresarial, quer da informática de gestão. Sendo a Mindbury uma plataforma de retenção de talento, esta é uma iniciativa que se enquadra perfeitamente nessa missão. Continuamos a procurar talentos e o Global Management Challenge continua a ser uma prova de excelência nesta disciplina”, explica Jorge Carvalho, sócio da Mindbury. Acredita que esta competição é na prática uma oportunidade para encontrar profissionais que valorizem trabalhar numa equipa jovem, proativa e que gostem de ser diariamente desafiados a desenvolver as suas capacidades. “Alguns destes estudantes poderão vir a ingressar nas nossas fileiras. Acreditamos que esta simulação empresarial dará aos universitários uma melhor preparação para poderem enfrentar as situações no mundo real”, finaliza Jorge Carvalho.
Maribela Freitas