Exercício de gestão para estudantes

in Expresso, 10 de Maio 2014

A Konica Minolta acredita que o Global Management Challenge aproxima o meio académico das empresas e pemite avaliar talento.

A participação da Konica Minolta Portugal na edição deste ano do Global Management Challenge centra-se em dez equipas de estudantes. Para a multinacional este desafio, organizado pelo Expresso e a SDG, permite às empresas avaliar talento através da análise do desempenho dos jovens universitários na prova.

Vasco Falcão, diretor-geral da Konica Minolta Portugal acredita que esta competição de estratégia e gestão é para os estudantes universitários uma oportunidade única de vivenciar a experiência da gestão de uma empresa no seu dia-a-dia. “Permite perceber de uma forma clara e global como funciona uma empresa, a importância da tomada de decisão e as suas implicações e vivenciar o trabalho em equipa”, salienta. O diretor-geral da Konica Minolta fala com conhecimento de causa, uma vez que participou neste desafio após ter saído da faculdade e, posteriormente, quando já estava a trabalhar nesta multinacional.

Recrutar talento Há cerca de dez anos que a Konica Minolta apoia equipas no Global Management Challenge e a sua aposta tem-se centrado nos estudantes. “É uma forma de apoiarmos a integração do meio académico com as empresas.
Podemos também acompanhar de perto os futuros gestores das nossas organizações e esta iniciativa é ainda uma interessante forma de identificar potenciais candidatos a recrutar”
, refere Vasco Falcão. Conta ainda que é estimulante entrevistar candidatos a um emprego que quando estudavam foram apoiados pela Konica Minolta ou ver outros estudantes a terem uma carreira na multinacional.

Na altura em que Vasco Falcão participou na competição, o simulador era diferente. No ano passado a organização do Global Management Challenge optou por introduzir novas decisões, como o recurso ao outsourcing, uma maior aposta na formação dos quadros, mais preocupações ambientais, entre outras variáveis. “O simulador tem conhecido ao longo dos tempos novas versões que se traduzem em versões melhoradas, permitindo cada vez mais uma visão holística de como gerir uma empresa. A introdução de variáveis que são hoje discutidas nos boards de todas as empresas torna ainda mais real e desafiante esta competição”, salienta o diretor da Konica Minolta.

Conselhos de actuação
Às equipas que vão disputar a primeira volta desta iniciativa, Vasco Falcão aconselha que criem uma estratégia clara que seja entendida por todos e desenvolvam um bom trabalho de equipa. “É essencial conhecer bem os membros da equipa, os pontos fortes e competências de cada um, por forma a que cada um possa contribuir naquilo que é mais forte”, sustenta o responsável.

As inscrições foram prolongadas até ao próximo dia 21 e a primeira das cinco decisão que as formações terão de tomar durante a primeira volta da competição será efetuada no dia 3 de junho. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, n.º41, 3.º andar, em Lisboa (tel.
213 157 618). Pode ainda consultar o sítio na internet www.worldgmc.com.
Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

2014-05-12_sic_noticiasdefault-thumbnail