in Expresso, 25 de Abril 2014
A Delta Cafés e a Zurich Portugal querem que os seus quadros adquiram novas competências na prova que os façam crescer profissionalmente.
O Global Management Challenge é encarado pela Delta Cafés e pela Zurich Portugal com uma ação de formação que irá desenvolver competências nos seus colaboradores. O objetivo é que ao saírem deste desafio os seus quadros tenham maior capacidade analítica, saibam gerir melhor o tempo e trabalhem mais afincadamente em equipa. “Vamos apoiar três equipas de quadros de várias áreas, pois acreditamos que esta será uma experiência enriquecedora para todos, na medida em que estamos a proporcionar a aquisição de conhecimentos práticos nos mais variados sectores”, explica Marco Manita, diretor de marketing da Delta Cafés. A empresa está a participar pela segunda vez na competição e o balanço que faz da sua participação é muito positivo. Para o diretor de marketing, “o Global Management Challenge dá aos quadros uma visão global da gestão de uma empresa, ajuda-os a perceberem as dificuldades, obstáculos e desafios que têm os gestores no seu quotidiano, mas sobretudo aprendem a importância do trabalho em equipa para alcançar os objetivos propostos”.
Ao integrar a prova, a Delta Cafés entende que está a promover e a valorizar o talento português. A quem vai estar a competir na atual edição, Marco Manita aconselha a “pensar estrategicamente, a ser inovador, mas realista e a tomar decisões assertivas”. Para terem sucesso na competição, os participantes não devem subestimar nenhuma área e deverão sempre pensar em equipa e na sustentabilidade do negócio.
Erros a evitar
Serem muito conservadores, inflexíveis ou menosprezarem a concorrência são para António Bico, CEO da Zurich Portugal, os três erros que as equipas do Global Management Challenge devem evitar cometer. Em contrapartida recomenda às formações que vão estar a competir “promoverem o debate, analisarem os dados com acuidade e a verem mais além. O sucesso está também no espírito de equipa e, claro, na definição de uma boa estratégia tendo em conta que existem várias etapas, não se precipitando”, frisa.
A Zurich Portugal está a participar pela primeira vez nesta iniciativa portuguesa com uma equipa de quadros. “Esperamos que os colaboradores desenvolvam competências como a diplomacia, capacidade analítica, visão, gestão de tempo, planeamento e tomada de decisões e que partilhem experiências”, aponta António Bico.
Acrescenta que a empresa que dirige gosta de lançar desafios aos seus funcionários e de participar em projetos que contribuam para a valorização profissional das pessoas, neste caso através do desenvolvimento de competências de estratégia e gestão que o Global Management Challenge proporciona. Não tem por isso dúvidas de que esta iniciativa se constitui num momento de formação, de aquisição de competências e de crescimento profissional.
As inscrições para a atual edição do Global Management Challenge vão estar abertas até ao final deste mês. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, nº 41 – 3º andar, em Lisboa (tel.213 157 618). Pode ainda consultar o sítio na internet www.worldgmc.com.
Maribela Freitas