in Expresso, 8 de Março 2014
A organização da prova juntou à conversa o patrocinador mais antigo com elementos das equipas vencedoras de 1980 e 1981.
O Global Management Challenge marcou a vida de Fernando Pacheco, João Luís Xavier, Fernando Nascimento e José Miguel Pessanha. Integraram as equipas que venceram as duas primeiras edições, em 1980 e 1981, e da experiência vivida destacaram a camaradagem e a aprendizagem obtida ao terem de decidir num curto espaço de tempo e mesmo assim serem melhores que a concorrência.
No ano de 1980 estes antigos participantes, alunos na altura da Universidade Católica, estavam na casa dos 20 anos e encararam a prova como um desafio.
Fizeram todos parte da equipa de 1980 com exceção de José Miguel Pessanha que só integrou a de 1981. “Esta geração é responsável por duas vitórias”, comentou Fernando Nascimento na conversa que o juntou, no Grémio Literário, em Lisboa, a José Galamba de Oliveira que dirige a Accenture, a empresa que há mais tempo patrocina este evento.
“Foi uma experiência de companheirismo e na altura tínhamos uma visão diferente da vida e tivemos a oportunidade de aplicar o que tínhamos aprendido numa prova que nos deu exposição ao mundo”, salientou Fernando Nascimento. Acrescentou ainda que a competição, com a sua complexidade, permitiu-lhes decidir sob pressão, num tempo limitado e conseguiram ser melhores do que a concorrência.
Para João Luís Xavier hoje a competição está diferente, mas soube adaptar-se bem à realidade e é esse fator que justifica o seu sucesso. Tal como há mais de 30 anos funciona como uma aprendizagem onde “observámos como uma empresa funcionava e foi algo que nos entusiasmou”.
Entusiasmo esse também partilhado por José Galamba de Oliveira que integrou esta iniciativa em 1989. “Lembro-me dos sábados à tarde em que ficávamos a discutir decisões. É uma prova de trabalho em equipa que cria laços que perduram no tempo”, finalizou.
Maribela Freitas