in Expresso, 13 de Abril 2013
A situação que Portugal atravessa foi debatida por Medina Carreira em mais uma sessão das ‘Conversas com Sucesso’ dos Alumnigmc.
Henrique Medina Carreira acredita que a crise que Portugal atravessa resulta da debilitação continuada da economia com uma expansão da despesa pública.
A declaração foi proferida no início da semana, em Lisboa, em mais uma sessão das ‘Conversas com Sucesso’, organizadas pela Alumnigmc, a rede de antigos participantes do Global Management Challenge. O debate foi moderado por Henrique Monteiro. O currículo de Henrique Medina Carreira é vasto. Bacharel em Engenharia Mecânica, licenciou-se mais tarde em Direito. Dedicou-se à advocacia, consultoria de empresas e docência e tem obra publicada. Fez ainda parte do VI Governo Provisório e foi ministro das Finanças do I Governo Constitucional. “A situação atual e a suas ameaças”, foi o tema em debate no evento. Para Henrique Medina Carreira, “a nossa crise resulta da fraqueza económica e do excesso de despesa pública”. Nos últimos anos a quebra no crescimento do país tem sido continuada e as despesas aumentaram sem o devido crescimento da receita. O país desindustrializou-se e a agricultura também caiu.
Perante o cenário traçado, o que fazer para reverter a situação?
Para o fiscalista, há que proceder a uma política orçamental austera. O primeiro passo é realizar uma análise cuidada das despesas públicas e inevitavelmente há que eliminar muitas delas, nomeadamente com pessoal e prestações sociais. “Não é possível viver com o nível de despesas que temos, com a economia que possuímos”, frisou.
Uma das questões colocadas ao orador pela plateia foi como fazer crescer a economia nacional?
Henrique Medina Carreira acredita que não se consegue crescer apenas pelas exportações, sendo necessário obter investimento estrangeiro. “Sem criarmos um ambiente favorável com reformas estruturais, não conseguimos que invistam aqui e se não houver investimento estrangeiro em Portugal, a nossa economia vai andar próxima do zero durante muitos e muitos anos”, salientou. As ‘Conversas com Sucesso’ são organizadas pelos Alumnigmc.
Na perspetiva de Henrique Medina Carreira, iniciativas como o Global Management Challenge que ensinam a trabalhar, discutir, analisar e investigar, são úteis para quem nelas participa.
Maribela Freitas
Veja o artigo publicado no Expresso: (clique aqui)