Uma preparação para a prova final

in Expresso, 25 de Fevereiro de 2012

As equipas que integram a competição podem passar pela fase de Trainee, altura, antes da prova, para experimentar o simulador

A organização do Global Management Challenge permite que antes do início da competição, as equipas que integram este desafio passem por uma fase de treino, chamada de Trainee, em que experimentam o simulador.
Líderes de equipas que fazem parte desta etapa falam das vantagens que a experiência lhes deu no confronto com os outros participantes.

O Trainee é uma fase opcional de preparação e treino para quem pretende integrar a competição.
Se as equipas estão a participar pela primeira vez, é recomendável que passem por esta etapa que antecede a competição anual e permite um contacto prévio com o simulador, através da tomada de três decisões.
A organização da competição explica que “não tem consequências na classificação do Global Management Challenge, pois logo após o Trainee toda a informação é apagada e as equipas recomeçam do zero”.
As formações de estudantes que vencerem a fase de treino garantem a sua participação na prova. Todas as outras equipas terão de se candidatar ao apoio de uma empresa que financie a sua inscrição. A data limite para a inscrição no Trainee de 2012 é até ao próximo dia 23 de março.

“Só tem vantagens participar na fase de Trainee, para se perceber a lógica do jogo e para se fazerem alguns testes de decisão que poderão ser usados na fase de competição”, conta João Bernardo, líder da equipa de quadros PT One que integrou a edição de 2011 do Global Management Challenge.
Bernardo recomenda a passagem pelo Trainee a todas as equipas que estejam pela primeira vez neste desafio, com o intuito de perceberem a mecânica do programa, conhecerem todos os conceitos existentes e aprenderem a analisar os mercados.

Uma prova que ensina

Para João Bernardo, a passagem pelo Global Management Challenge permitiu à sua equipa consolidar conceitos, partilhar conhecimentos, fortalecer o espírito de grupo e passar a ter uma melhor leitura das tendências de mercado.
Também Frederico Amaral dos Santos, líder da equipa de quadros AutoSueco Invictus que integrou a edição de 2011, aponta vantagens ao Trainee. “Era a nossa primeira participação e não conhecíamos bem o simulador.
Para além disso a equipa formada era nova e aproveitámos este treino para nos conhecermos melhor e definir funções internamente”, refere.
Segundo Amaral dos Santos, a competição é extremamente desafiante e motivadora e a complexidade do simulador exige bastante estudo das diversas áreas para posterior integração a considerar em cada decisão.
Ainda a propósito do Trainee, Frederico Amaral dos Santos salienta que “permite-nos entender o simulador e analisar a reação do mercado a certas jogadas”. E acrescenta: “Podemos testar cenários e tomar decisões extremas e dessa forma analisar qual a influência dessas mesmas decisões no mercado”.

As inscrições para a edição de 2012 do Global Management Challenge estão em curso. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, n.º41, 3.º andar, em Lisboa (tel.
213 157 618). Pode ainda consultar o sítio na Internet www.worldgmc.com.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail