in Expresso, 6 de Agosto de 2011
A Mcdonald’s encara a participação das suas equipas na competição como um momento formativo que proporciona aos seus colaboradores
A primeira participação da McDonald’s na competição remonta a 2009, altura em que apoiou equipas formadas por gestores dos seus restaurantes. Repetiu a experiência em 2010 e na presente edição patrocinou formações constituídas por gerentes e quadros.
Uma opção que teve como objetivo reforçar o espírito de equipa, aproximar os gerentes dos colaboradores do escritório e proporcionar a ambos uma experiência diferente na área da gestão. Ferramenta de autodesafio “O Global Management Challenge é uma excelente ferramenta de formação, desenvolvimento e motivação”, explica Joaquim Rafael, diretor de recursos humanos da McDonald’s Portugal. Considera a prova como uma oportunidade dos seus colaboradores contactarem com diferentes desafios em termos de negócio, de se autodesafiarem e colocarem em prática competências enquanto gestores, num clima de espírito de equipa.
Joaquim Rafael conta que “o principal objetivo é desafiar as nossas equipas a pensarem ‘fora da caixa’ das rotinas da gestão do seu dia a dia e, a alargarem desse modo os seus limites de pensamento e atuação num contexto diferente daquele que lhes é habitual”.
O retorno desta experiência traduz-se no desenvolvimento de competências como a capacidade de planeamento e organização individual e de equipa, autodisciplina orientada para a capacidade de pensar e decidir rapidamente, consistência tática e espírito de risco.
Refere ainda o diretor de recursos humanos que “a passagem pela competição tem sido uma excelente forma de desenvolver e consolidar um conjunto alargado de competências exigidas ao perfil do gerente McDonald’s, quer as de natureza técnica, como sistemas operacionais, finanças, contabilidade, sistemas de qualidade e gestão de recursos humanos, quer as de natureza comportamental”.
Tanto assim é que o Global Management Challenge é encarado pela McDonald’s como parte integrante do seu roteiro anual de programas de formação e desenvolvimento para gerentes de restaurante.