in Lusa, 4 de Abril de 2011
A 32.ª edição do concurso mundial “Global Management Challenge”, dirigido a estudantes e quadros que queiram experimentar como é gerir uma empresa, foi hoje apresentada em Lisboa e a organização quer superar o recorde de concorrentes de 2010.
Organizado pela empresa portuguesa Simuladores e Modelos de Gestão (SDG) e pelo jornal Expresso, o concurso encontra-se atualmente presente em 34 países de todo o mundo, tendo chegado há quatro anos a Angola e a partir daí crescido em território africano.
“Angola abriu as portas para o continente africano. Veio o Gana, o Benim e a Costa do Marfim, caso curioso porque é um país que vive uma crise política e social mas que mesmo assim integra o projeto”, disse à agência Lusa o presidente da SDG, Luís Alves Costa.
Em Portugal, as inscrições para a edição deste ano do GMC já começaram e duram até 21 de abril, tendo sido registadas até ao momento “mais de 450 equipas inscritas e 1.800 participantes”, aponta a organização.
No ano passado as inscrições atingiram 756 equipas, número “recorde”, embora dado o número de inscrições já feitas este ano, a organização prevê que o número de 2010 “seja alcançado ou até superado”.
O concurso visa testar as capacidades dos participantes na área da gestão de empresas, avivar conhecimentos e aprender a trabalhar melhor em equipa: desenvolver competências de estratégia e gestão, aperfeiçoar a tomada de decisões no plano estratégico e operacional e promover o ‘networking’ nacional e internacional são alguns dos desafios propostos pelo “Global Management Challenge”.
O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, bem como diversos quadros do grupo de media, o presidente da NYSE Euronext Lisboa, Luís Laginha de Sousa, e o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, foram alguns dos que marcaram presença hoje na apresentação do concurso
O Global Management Challenge foi lançado em Portugal pela SGD em 1980.