in Expresso, 14 de Maio de 2011
A Caixa Geral de Depósitos encara a competição como uma experiência de gestão que aprofunda relações de trabalho entre quadros
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a participar na edição de 2011 da prova com nove equipas de quadros oriundos da área comercial. O objetivo é desenvolver o trabalho em equipa e proporcionar uma experiência diferente do dia a dia de trabalho e que aumente competências nos colaboradores.
“Na nossa atividade comercial é fundamental compreender devidamente a dinâmica empresarial e dominar os aspetos diferenciadores de uma gestão mais eficaz. O desenvolvimento de experiências de gestão fora do âmbito da banca permite alargar conhecimentos e refletir sobre as melhores práticas”, explica Paulo Barros, diretor de pessoal da CGD. Na sua perspetiva o Global Management Challenge permite abordar de forma global uma empresa e demonstra a necessidade de tomar decisões com base em informação complexa. Depois das decisões tomadas, os participantes podem de imediato avaliar o impacto das mesmas nas diversas vertentes da organização.
Tal como em anos anteriores, a CGD aposta mais uma vez nas equipas formadas por quadros. “Esta participação tem grande importância no desenvolvimento do espírito de equipa, no aprofundamento da relação entre empregados, na capacidade de análise e tratamento de informação complexa e de tomada de decisão em prazos apertados. Todas estas competências são importantes para um melhor entendimento do negócio e para o desenvolvimento profissional dos colaboradores”, salienta Paulo Barros.
A ambição da CGD para a presente edição é que uma das suas formações se sagre vencedora. “Temos equipas muito motivadas e estou confiante nos resultados”, refere o diretor de pessoal. A motivação das formações da CGD vai ser testada já na próxima semana. É que a competição arranca no dia 17 de maio com a tomada da primeira decisão. No total vão estar 640 equipas em prova, apoiadas por mais de 70 empresas. Dado o número de formações, foram distribuídas por uma competição A e outra B. onde cada uma delas terá 40 grupos que integram oito equipas cada uma. Após a tomada de cinco decisões, ficará apurada para a segunda volta a melhor classificada de cada grupo.