in Expresso, 26 de Março de 2011
HP e Grupo Lena vêem a competição como uma ação de formação que mostra a vida empresarial e promove o trabalho de equipa
A participação da HP Portugal e do Grupo Lena no Global Management Challenge 2011 centra-se em equipas de estudantes e de quadros. O objetivo é proporcionar a esta população uma experiência formativa que lhe desenvolva competências. “Acreditamos que este desafio é uma mais-valia para quadros e estudantes na medida em que estimula a competitividade, interactividade, a partilha de conhecimentos e a promoção de talentos”, revela Carlos Janicas, diretor-geral da HP Portugal. A multinacional vai apoiar duas equipas de quadros e três de estudantes.
Carlos Janicas considera que a passagem pela competição ajuda os quadros mais técnicos a perceber que o sucesso de uma organização não pode ser alcançado apenas através de uma das áreas da gestão, mas sim apostando numa visão comum, alicerçada numa estratégia coerente com objetivos bem definidos. Com esta participação os colaboradores desenvolvem competências em áreas diversificadas e aprendem que só através do trabalho em equipa, de uma boa organização e comunicação efetiva se alcança o êxito. “Para os estudantes a prova funciona como um laboratório experimental onde vão testar na prática os conhecimentos teóricos que aprenderam no curso”, salienta o diretor-geral da HP.
Na perspetiva de Miguel Santos Henriques, presidente da comissão-executiva da Lena Ambiente e Energia do Grupo Lena, “o Global Management Challenge desenvolve o espírito de competição e o sentido de responsabilidade. Estimula o espírito de equipa e dá uma perspetiva integrada da empresa”. Ensina também aos participantes qual o papel que as diferentes áreas desempenham no todo da organização, matéria que muitos estudantes, após a licenciatura e quando integram o mundo do trabalho, têm dificuldade em entender. O Grupo Lena vai apoiar duas equipas de quadros e três de estudantes.
O patrocínio a universitários visa estreitar laços com o meio académico e identificar talentos.