Prova é preferida no meio estudantil

in Expresso, 8 de Janeiro de 2011

No Brasil, primeiro destino de internacionalização, a competição cresceu 18% no último ano e é muito popular no meio académico

Corria o ano de 1981 quando o Global Management Challenge chegou ao Brasil. A presença da prova no país tem sofrido flutuações, mas no último ano registou crescimento.
“Na edição de 2010 tivemos 239 equipas oriundas de todo o território, o que representou um aumento de 18% em relação ao ano anterior”, revela Marcelo Egéa, da Sertotal, empresa de gestão de recursos humanos que organiza a competição em território brasileiro. No país o desafio é mais popular entre os universitários. Para aumentar a presença de quadros a organização local tem investido na sua divulgação junto das empresas, apresentando-o como uma ferramenta de desenvolvimento.

As recentes transformações económicas brasileiras têm tido impacto na competição. Conta Marcelo Egéa que “os estados mais distantes do coração económico-financeiro estão mais desejosos em participar. É um fenómeno que acompanha outras mudanças importantes na economia nos últimos tempos, cada vez mais desconcentrada de São Paulo e Rio de Janeiro”. A meta em 2011 é incluir mais participantes de outros Estados e continuar a crescer, uma vez que apesar de ter sido o primeiro território internacional desta prova portuguesa, na opinião do organizador local, “a sua presença aqui não tem feito jus a este passado de glória”.

A trabalhar como consultor de recursos humanos há mais de 22 anos, Marcelo Egéa não tem dúvidas que a prática desempenha um papel fundamental na aquisição de competências. “O Global Management Challenge propícia uma experiência única, de altíssimo nível, quando o assunto é desenvolver habilidades de gestão”, salienta. Proporciona ainda aprendizagem em matérias tão distintas como inteligência emocional e gestão financeira. “É uma experiência em grupo que exige tato, habilidade de negociar e reproduz de maneira muito fiel as discussões e rotinas de um diretor na gestão de uma organização”, finaliza o Marcelo Egéa.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail