in Expresso, 26 de Junho de 2010
Mais do que vencer a prova as organizações valorizam os conhecimentos adquiridos pelos seus quadros nesta iniciativa
A primeira volta do Global Management Challenge 2010 já terminou e várias centenas de equipas ficaram para trás, não tendo alcançado a próxima etapa da prova, agendada para setembro. As formações da UCB Pharma e da Tabaqueira não atingiram a segunda volta, mas as empresas dão por ganho o tempo investido na participação, pois acreditam que mais importante do que vencer é a experiência adquirida.
A UCB Pharma participou pela primeira vez este ano no Global Management Challenge, apoiando equipas de quadros. Para António Charrua, diretor-geral da empresa, mais importante do que passar à próxima etapa da competição foi ver “pessoas que pelas funções que desempenham não têm grande necessidade de interagir diariamente, trabalharem bem em grupo”. Todo o esforço dedicado à participação foi desenvolvido após o horário de trabalho, dando sempre feedback aos restantes colegas dos resultados alcançados. Esse fator criou grande espírito de grupo na empresa. Nesta participação, a UCB Pharma misturou numa mesma equipa colaboradores de diferentes departamentos. O objetivo foi “provar que a diversidade de experiências, quer académicas, quer profissionais, que existem numa organização, muitas vezes subestimadas com o volume de trabalho e as rotinas diárias, são recursos que quando utilizados coordenadamente podem significar uma enorme vantagem competitiva para uma empresa”, salienta António Charrua.
Também a Tabaqueira apostou na diversidade nas equipas de quadros com que participou na competição. “Procurámos não só combinar elementos de diferentes áreas do negócio, mas também integrar diferentes graus de experiência”, conta Pedro Nunes dos Santos, administrador da Tabaqueira. Na sua opinião o Global Management Challenge é uma experiência enriquecedora, na medida em que proporciona uma visão global e estratégica do negócio, permitindo desenvolver competências de gestão em simultâneo com competências relacionais. Os quadros encontram ainda aqui uma oportunidade de alargarem a sua rede de contactos e de trocarem saberes com outros participantes.
Pedro Nunes dos Santos é um antigo participante da prova e reconhece que as empresas ficam a ganhar ao apoiarem formações. “Trata-se de uma iniciativa no âmbito da gestão que estimula de forma salutar a competitividade, fomenta o pensamento estratégico com orientação para resultados e reforça a dinâmica de equipa. Estes são fatores cruciais para qualquer empresa e, naturalmente, para a Tabaqueira”, finaliza Pedro Nunes dos Santos.