in Expresso, 17 de Julho de 2010
A McDonald’s encara a competição como um espaço onde os elementos das equipas podem reciclar conhecimentos e testar técnicas de gestão
As duas equipas da McDonald’s Portugal presentes na segunda volta do Global Management Challenge 2010 são formadas por gerentes de restaurante. A multinacional optou por esta configuração como forma de dar uma oportunidade aos responsáveis pelos restaurantes de se autodesafiarem e colocarem em prática as suas valências enquanto gestores.
“Um gerente de restaurante McDonald’s é hoje o equivalente a um gestor de uma PME, o que requer um conjunto de competências, quer de natureza técnica e de gestão quer de natureza comportamental, muito alargado. A participação nesta prova é uma excelente forma de desenvolver e solidificar a sua experiência”, explica Joaquim Rafael, diretor de recursos humanos da McDonald’s Portugal.
Com duas formações na segunda volta — de um total de três inscritas —, a multinacional ambiciona um bom resultado, ou seja, a vitória. No entanto esse não é o objetivo maior. Joaquim Rafael refere que “além do reforço do espírito de equipa e da própria motivação dos nossos colaboradores, o nosso principal objetivo é que desfrutem desta experiência, tanto a nível profissional como pessoal”.
Uma vez que ser gerente de um restaurante McDonald’s equivale a gerir uma PME, a multinacional considera que o facto de contactarem na competição com diferentes desafios e áreas de negócio irá reforçar os conhecimentos a nível de gestão dos gerentes. O que é vantajoso para a empresa. “Estamos inseridos numa realidade profissional e de negócio em constante evolução e o Global Management Challenge é uma excelente oportunidade para uma reavaliação da forma como encaramos o mercado e a nossa maneira de atuar”, salienta Joaquim Rafael. A participação na prova permite ainda refletir sobre os comportamentos, expectativas e hábitos dos consumidores, bem como sobre os novos modelos de gestão e os desafios que se colocam atualmente às empresas.
“O facto de reforçar a importância do trabalho em equipa enquanto fator determinante para o sucesso é uma das principais valências desta competição”, finaliza Joaquim Rafael.