in Expresso, 16 de Janeiro de 2010
O Global Management Challenge foi para Manuel Gonçalves Santos e Fernando Monteiro um momento de aprendizagem
Manuel Gonçalves Santos e Fernando Monteiro participaram na competição nos idos anos 80. Dessa passagem recordam os conhecimentos de gestão adquiridos numa experiência que foi de aprendizagem. Foi em 1986 que Manuel Gonçalves Santos, actual director de recursos humanos da Deloitte, venceu a final nacional. Conta que durante a sua participação apercebeu-se que “o funcionamento de uma empresa é um todo articulado entre si, onde qualquer decisão tomada tem impacto no todo”. Aprendeu também que saber ler rapidamente a informação disponível é uma vantagem competitiva, que a concorrência ajuda as equipas a ir mais longe e o tempo, ou a falta dele, não é uma condicionante da gestão. Manuel Gonçalves Santos tem acompanhado o desenvolvimento deste desafio e considera que deveria fazer parte da formação dos estudantes dos cursos de economia, gestão e engenharias.
“Tal como fazer o Erasmus se tornou um facto comum na vida de um universitário, também o Global Management Challenge devia assumir o mesmo estatuto. Isto é, ser um facto normal em qualquer curriculum vitae de um estudante”, finaliza. Este carácter de aprendizagem presente na competição é também salientado por Fernando Monteiro, actual quadro da Siva. A sua participação no Global Management Challenge remonta a 1980 e a equipa da qual fazia parte foi eliminada na primeira volta. Mesmo assim, Fernando Monteiro relembra que “foi uma experiência rica com uma metodologia na altura completamente inovadora e inédita. Ajudou-nos a correlacionar os impactos das diversas variáveis que compõem a gestão de uma empresa, incluindo a sorte, e a analisá-las e implementá-las”. Do que observa da actualidade do desafio, considera que continua a ser “excelente para fortalecer o espírito de equipa na gestão, avaliar o impacto conjunto das decisões individuais e na tomada da decisão mais apropriada a cada momento”.
Estão já a decorrer as inscrições para a edição de 2010 da prova. Para mais informações contactar a SDG, Av. João Crisóstomo, nº 41, 3º andar, em Lisboa (tel. 21 3157618). Pode ainda consultar o sítio na Internet www.worldgmc.com.