Ferramenta de formação

in Expresso, 17 de Janeiro de 2025

Legenda da foto: Elementos da Fujitsu/Smart com Alexandre Ferreira

A Fujitsu Portugal está a participar na prova com equipas de universitários de áreas como a engenharia e a gestão

A participação da Fujitsu Portugal no Global Management Challenge 2024 está centrada em equipas de estudantes. A empresa pretende com esta aposta contribuir para a formação do talento nacional. “Queremos promover a competitividade e complementaridade da formação académica com a integração dos alunos em ambientes de trabalho real, apresentando desafios para serem superados. É nossa expectativa contribuir para a formação do talento em Portugal”, explica Alexandre Ferreira, diretor geral da Fujitsu Portugal. Defende que os estudantes, habituados a um ambiente mais teórico, encontram nesta iniciativa uma oportunidade de trabalhar em equipa, responder a desafios num reduzido espaço de tempo e aprendem a superar situações inesperadas idênticas às que encontrarão no mundo profissional. “Saber liderar, ouvir e integrar são valências postas à prova nesta competição e que mais tarde serão um importante trunfo na chegada ao mercado de trabalho”, salienta Alexandre Ferreira. Das equipas apoiadas pela Fujitsu, uma vai integrar a final nacional que se realiza no próximo mês.

Inês Oliveira lidera a equipa Fujitsu/Carpe Diem, formada por estudantes de finanças, gestão e data science que disputou a segunda volta que terminou esta semana, mas não se qualificou para a final nacional. Em jeito de balanço refere que a sua equipa aprendeu a importância de uma análise detalhada e orientada por dados para tomar decisões estratégicas; a priorizar informações e a focarem-se nos indicadores mais críticos; a valorizar a importância do trabalho em equipa e a serem mais resilientes e aceitarem que errar faz parte do processo. “O Global Management Challenge não só nos prepara para desafios empresariais como também nos molda enquanto futuros gestores e líderes”, intensifica.

A equipa Fujitsu/Smart é formada por quatro estudantes de engenharia eletrónica. “Neste desafio aprendemos que para uma empresa ter sucesso os diversos departamentos não podem trabalhar isoladamente, é preciso que tenham um conhecimento geral da empresa, do seu modo de funcionamento, ambições e necessidades”, salienta Rui Loureiro. António Raimundo, seu colega de equipa, explica que na segunda volta procuraram dar o seu melhor e conseguir um bom resultado, embora não tenham conseguido chegar à final nacional.

Classificação 2ª Volta


FINALISTAS
As equipas tomaram esta semana a última decisão da 2ª volta do Global Management Challenge 2024. Na tabela anexa são revelados os nomes das equipas que, por estarem na liderança do seu grupo, vão integrar a final nacional, agendada para fevereiro. Nessa etapa a CGD vai contar com cinco equipas, e o ISEG, Fujitsu e Fidelidade, com uma cada.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Tiago Miranda

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Genérica_14