Aprender mais sobre gestão

in Expresso, 10 de Janeiro de 2025

Legenda da foto: As equipas em prova lutam por um bom desempenho na segunda volta que lhes permita chegar à final nacional

Durante a prova, as equipas desenvolvem competências e adquirem uma visão mais ampla do mundo dos negócios

As equipas de estudantes encaram a participação no Global Management Challenge como uma oportunidade para desenvolver competências, aplicar conhecimentos teóricos e obter uma visão mais ampla do mundo dos negócios. Em plena segunda volta da edição de 2024 e para além da aprendizagem que possam obter, as formações em prova querem vencer esta etapa, chegar à final nacional e representar Portugal em Macau.

“Decidimos participar no Global Management Challenge porque gostamos de desafios e acreditámos que seria uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolver novas competências práticas em gestão e testar as nossas capacidades de trabalho em equipa”, explica Cristina Almeida, líder da equipa Fidelidade/Golden Benjamin, S.A.R.L., formada por estudantes de pós-gradua­ção em Gestão. Acrescenta ainda que neste processo competitivo as equipas adquirem “uma visão mais ampla do mundo dos negócios e da gestão”. A uma semana do fim da segunda volta, este grupo quer chegar, para já, à final nacional, agendada para fevereiro. Depois o objetivo é vencer a última etapa, para poder representar Portugal na final internacional, que se realizará durante este ano, em Macau.

Esta vontade de alcançar a final internacional é partilhada pela equipa MBA ISEG/Cheeky Grinders, formada por estudantes de MBA. “Quando constituímos a equipa, definimos como objetivo vencer a competição internacional. A primeira etapa já está e na segunda volta sabemos que a competição é feroz. Para vencermos e chegarmos à final nacional, mantemos o foco no objetivo, a comunicação clara e precisa, um sentido de interajuda abrangente e a garra de chegar mais longe”, explica Vasco Franco, líder da formação. Nestas semanas de prova estes participantes já aprenderam que para atingirem bons resultados necessitam de planeamento estratégico e prospetivo e um grupo multidisciplinar com boa comunicação. Vasco Franco acrescenta ainda que adquiriram “uma maior sensibilidade para o impacto positivo da multidisciplinaridade, de saber ouvir e receber os contributos provenientes de pessoas com diferentes contextos, algo essencial para colaborar e liderar em cenário empresarial real”.

Também Francisco Silva, chefe da equipa CGD/SBAZ CORP, formada por estudantes dos mestrados em Gestão e Estratégia Industrial e em Engenharia Química, valoriza a troca de ideias e as diferentes formações como importantes para ter sucesso. Na sua opinião, esses são os trunfos para chegar à final nacional, etapa essa que também a sua equipa espera alcançar. Para já, o balanço da participação nesta prova é positivo, já que permite aos estudantes “desenvolverem competências ao relacionar e aplicar conceitos que muitas vezes apenas se conhecem na teoria”, finaliza Francisco Silva.

PERTO DO FIM
As equipas em prova na 2ª volta do Global Management Challenge 2024 realizaram esta semana a quarta tomada de decisão. Na próxima semana serão conhecidas as oito que irão integrar a final nacional. Na tabela estão os nomes das equipas que se encontram mais próximas dessa etapa final. A CGD é a empresa com mais equipas na chefia de grupos, com cinco. O ISEG, a Fidelidade e a Fujitsu contam cada uma com uma equipa na liderança.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Botelho

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Genérica_13Fujitsu_2025