in Expresso, 7 de Junho 2024
Legenda da foto: Os três elementos da equipa vencedora do ISEG MC com elementos da organização.
Anualmente, centenas de alunos do ISEG testam as suas capacidades na liderança de uma empresa.
Os estudantes do ISEG têm anualmente a oportunidade de experimentar a metodologia do Global Management Challenge num programa interno, organizado pela SDG. A 15ª edição, realizada este ano, envolveu 331 alunos divididos em 75 equipas, e muitas delas, para além da vencedora, integram a prova nacional.
A equipa de Érico Metzner, formada por estudantes do 1º ano de Economia, venceu o ISEG Management Challenge (ISEG MC), que utiliza uma versão mais simples do simulador do Global Management Challenge e é composto por duas voltas e uma final. “Aprendi tudo o que sei sobre gestão neste desafio e tenho a certeza de que vamos levar para a vida esta aprendizagem”, explicou após o anúncio de que a sua equipa tinha vencido a final, realizada em maio. Contou que não foi tarefa fácil, aprenderam com os erros e com a discussão dos vários pontos de vista apresentados em cada tomada de decisão. Na prova nacional, cuja participação está assegurada por esta vitória, o objetivo é “levar o ISEG à final. Será um processo mais difícil e complexo e se existe um desafio é para ser superado”, comentou.
Os simuladores permitem aos alunos testarem estratégias e aplicarem conhecimentos adquiridos
Para João Duque, presidente do ISEG, este programa é “um bom laboratório para os alunos experimentarem a gestão sem causar danos”. Antigo participante do Global Management Challenge, explicou que na prova não são as decisões drásticas que levam aos melhores resultados e as equipas devem fazer ajustamentos para atingir os seus objetivos.
Bernardo Luís, aluno de Gestão, integrou a final do ISEG MC, que, na sua opinião, “é um complemento à licenciatura e desenvolve conhecimentos. Permite-nos experimentar um simulador que dá uma visão de todas as áreas de uma empresa”. Já para Margarida Livramento, de Economia, “a prova nacional tem mais componentes, o que a torna mais desafiante e permite testar as nossas capacidades”. Afonso Ascensão, estudante de Gestão do Desporto, aprendeu neste programa que “se pode mexer em diferentes variáveis para atingir o mesmo objetivo”.
Classificação após a 3ª decisão — 1ª volta
A DUAS SEMANAS DO FIM
As equipas em prova têm mais duas tomadas de decisão para provarem o que valem na área da gestão. Esta semana, e após a terceira tomada de decisão, a CGD é a empresa com mais equipas na chefia de grupos.
João Matoso Henriques, CEO da SDG, empresa que organiza a competição nacional com o Expresso, lembrou na final que o ISEG MC permite recrutar equipas para a prova nacional e mostrar aos estudantes o que os espera no mercado de trabalho.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Fox