In Expresso, 29 de Março 2024
Legenda da foto: Alexandre Ferreira, ao centro, com elementos da equipa Fujitsu/Antinozes
Durante a prova, os participantes trabalham em equipa e aprendem a gerir uma empresa.
Arranca em maio o Global Management Challenge 2024 e a Fujitsu Portugal vai apoiar a participação, nesta edição, de 10 equipas de estudantes, em particular das áreas de Engenharia e de Gestão. O objetivo desta empresa, ao patrocinar a competição e apoiar estas equipas, é estar mais próxima do meio académico, onde recruta talento.
Para Alexandre Ferreira, diretor-geral da Fujitsu Portugal, “o Global Management Challenge é um canal relevante de materialização da proximidade às universidades e institutos politécnicos, demonstrando a nossa abordagem diferenciada ao nível da capacidade de integração do talento tech [tecnológico] em missões e projetos que respondem a desafios de áreas de inovação ou gestão de negócios”. Na sua perspetiva, este desafio de estratégia e gestão, organizado pelo Expresso e a SDG, desenvolve competências como o trabalho em equipa, a capacidade de antever problemas e interpretar dados complexos em diversas dimensões da realidade empresarial e dos negócios, o que contribui para a formação prática de estudantes e quadros.
Esta simulação no GMC apresenta experiências e desafios de gestão transversais à vida das organizações
“Competições como o Global Management Challenge conseguem simular, com grande realismo e atualidade, experiências e desafios de gestão que são transversais à vida das organizações e podem preparar os participantes para ultrapassar desafios com os quais se irão deparar no mercado de trabalho”, frisa Alexandre Ferreira. E se, afirma, os estudantes tiverem algumas das competências desenvolvidas nesta prova bem trabalhadas, “serão uma mais-valia para as empresas onde trabalharem”.
Manuel Carvalho, José Pedro Antunes, Tiago Neves, Martim Abecassis e João Le Coroller, das áreas de Engenharia Aeroespacial, Engenharia e Ciência de Dados, Economia, Engenharia Civil e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, formam a equipa Fujitsu/Antinozes. Participaram no ano passado com o apoio da Fujitsu e, por a sua equipa ter sido a que chegou mais longe na prova entre as apoiadas por esta empresa, voltam a contar este ano com o apoio.
As competências desenvolvidas nesta prova preparam os estudantes para o mercado de trabalho
“Estamos entusiasmados por participar novamente no Global Management Challenge. A experiência anterior foi extraordinariamente enriquecedora, permitindo-nos aplicar os nossos conhecimentos teóricos num contexto prático. Este ano esperamos aprofundar ainda mais as nossas competências de gestão, análise e planeamento financeiro, que, combinadas com a experiência, nos façam obter melhores resultados”, explica Martim Abecassis, da equipa Fujitsu/Antinozes. A capacidade de realizar análises económicas e financeiras, complementada com a habilidade de tomar decisões estratégicas, a compreensão e conhecimento nas áreas de gestão, economia e finanças e a gestão de projetos e trabalho em equipa são competências desenvolvidas pelos elementos desta equipa. Martim Abecassis acredita que são importantes tanto para quem estuda como para quem já trabalha.
A esta equipa e às restantes que integrarem esta 45ª edição Alexandre Ferreira aconselha, para terem sucesso, “a trabalharem em equipa, a terem uma boa capacidade de adaptação a novos cenários, a promoverem o debate e a diversidade de ideias, capitalizando as valências dos diferentes membros para responderem de forma assertiva aos desafios de negócio que lhes serão apresentados”.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: António Pedro Ferreira