in Expresso, 16 de Fevereiro 2024
A edição de 2023 da prova neste território foi disputada por 93 equipas de estudantes e 13 de quadros e mistas.
Quatro estudantes da Universidade Politécnica de Macau venceram a final nacional da edição de 2023 do Global Management Challenge neste território, realizada no início deste ano. Esta equipa e as vencedoras dos restantes países onde a competição está presente irão disputar a final internacional agendada para o próximo verão, na Índia.
A edição de 2023 em Macau envolveu 460 participantes, distribuídos por 93 equipas de estudantes e 13 de quadros e mistas. Para Jodie Lam, da Macau Management Association, entidade que organiza o Global Management Challenge nesta parte do mundo, a equipa vencedora tem tudo para se sagrar campeã internacional. “Possui uma composição diversificada, o que faz com que cada membro traga para o grupo competências e perspetivas únicas, que lhe permitem enfrentar os desafios”, explica. A última vitória de Macau numa final internacional deu-se na edição de 2019.
Para a organizadora macaense, esta competição de estratégia e gestão desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes. “Aqui podem aplicar na prática os conhecimentos teóricos, num ambiente de grande pressão”, refere. Acredita que isto não só reforça os seus conhecimentos de gestão como também aprimora a sua capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipa e de tomar decisões. No caso dos quadros, “permite-lhes perceber como podem formular estratégias eficazes em ambiente de negócios complexo, a equilibrar o risco em situações de incerteza, a melhorar o trabalho em equipa e as suas capacidades de liderança”, finaliza.
A edição de 2023 de Macau contou com mais de 100 equipas inscritas. O objetivo para este ano é aumentar esse número com maior participação de equipas de quadros.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: DR