in Expresso, 22 de Setembro 2023
Legenda da foto: Portugal compete com uma equipa de estudantes
Neste evento internacional, referente à edição de 2022, Portugal vai ser representado por uma equipa de estudantes.
A final internacional da edição de 2022 do Global Management Challenge arranca dia 25, em Luanda, e vai contar com a participação de 18 países, entre os quais Portugal.
Angola, Austrália, Benim, Brasil, Camarões, Equador, Estónia, Geórgia, Índia, Macau, Panamá, China, Peru, Rússia, Espanha, Togo e Usbequistão são, para já, os países que, com Portugal, vão disputar esta final internacional. João Matoso Henriques, CEO da SDG, empresa que organiza esta competição, em parceria com o Expresso, lembra que “Portugal tem tido muito boas prestações ultimamente, tendo, inclusive, depois de mais de 20 anos, vencido a edição de 2021. A responsabilidade da atual equipa é grande, mas o mais importante é a experiência e o desenvolvimento de competências. Uma eventual vitória será apenas a cereja no topo do bolo”.
Portugal vai ser representado por uma equipa formada por cinco estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade do Porto, que teve o apoio da IT Sector. Conta Gonçalo Roque, da equipa, que “estamos prontos para ir para Angola tentar o primeiro lugar”. Acrescenta que “neste tipo de eventos é sempre muito importante fazer networking. Esperamos aprender com os outros participantes e aprofundar os nossos conhecimentos”. Para já, preparam-se para a competição com países como a Rússia e a China, que apontam como os principais candidatos à vitória.
Paulo Noormahomed, diretor de Inovação da IT Sector, sente orgulho em que mais uma vez uma equipa apoiada pela sua empresa chegue a esta etapa final. “Acreditamos que esta é uma experiência enriquecedora para os participantes e que vão ter muito sucesso”, salienta. A sua expectativa é de que tragam a taça para Portugal.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: Rui Duarte Silva