in Expresso, 12 de Maio de 2023
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai participar com duas equipas no Global Management Challenge.
Duas equipas de estudantes de marketing e de gestão de empresas vão representar o IPCA na 44ª edição desta prova. Estes alunos esperam neste desafio desenvolver competências que os preparem para o mercado de trabalho.
Estas duas equipas obtiveram a melhor classificação no IPCA Management Challenge, uma competição similar ao Global Management Challenge, feita pela SDG para esta instituição e têm por isso entrada direta na prova nacional. As restantes 14 equipas que integraram o programa estão também convidadas a participar. Para Pedro Melo, pró-presidente do IPCA para o emprego, empreendedorismo e alumni, “estas iniciativas potenciam o desenvolvimento de competências-chave dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo empresarial”. A competição nacional “será mais um momento para desenvolverem e reforçarem competências relacionadas com o trabalho em equipa, aptidões de gestão e estratégia, competências de comunicação e gestão de conflitos”, frisa.
Ana Rita Silva, da equipa Iperformance, de alunos do mestrado de marketing, conta que “a participação neste programa foi uma oportunidade para melhorar competências de análise, planeamento estratégico e tomada de decisão num ambiente de negócios simulado. Podemos reforçar o trabalho em equipa que foi importante para a vitória”. Acredita que a prova nacional será uma oportunidade para aplicar e testar conhecimentos e de preparação para o mundo do trabalho.
A outra equipa com passaporte para a prova é a NewGen Leaders 2, de alunos de gestão de empresas. Diogo Alves, da equipa, espera que a competição os ajude a serem “futuros profissionais de excelência e que contribua para a abertura de portas no nosso futuro”.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: DR