in Expresso, 1 de Fevereiro de 2020
Legenda da foto: Albano Rodrigues, António Ribeiro, Pedro Nascimento, Elisabete Nunes e Fernanda Dias, da equipa vencedora.
Após cinco decisões de gestão, uma equipa de quadros provou ser a melhor de 2019.
O Global Management Challenge 2019 chegou esta semana ao fim, com a realização da sua final nacional, em Lisboa. Ao todo quatro equipas de quadros e quatro de estudantes universitários estiveram a competir pelo título de campeão nacional. Após um dia intenso de competição em que as equipas tiveram de provar o seu valor na área da gestão com a tomada de cinco decisões, a vitória recaiu na formação CGD_Business Plan.
A equipa vencedora é formada por cinco quadros da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Repetentes nesta iniciativa, foi a sua quarta participação numa final nacional. Costuma-se dizer-se que às terceira é de vez, mas neste caso foi à quarta. Preparam-se agora para enfrentar em maio, na capital, a concorrência internacional que vai integrar a final mundial desta iniciativa portuguesa de estratégia e gestão. A pressão é grande, já que uma equipa da CGD ficou em segundo lugar na edição de 2018 deste evento. A CGD_Business Plan vai também representar o país anfitrião o que coloca mais pressão face a um bom desempenho.
O Global Management Challenge completou 40 anos de vida. Na noite de entrega de prémios aos vencedores da 40ª edição, foi entregue a Luís Alves Costa e Francisco Pinto Balsemão uma lembrança que simboliza esta data histórica para uma iniciativa que começou a despontar no final dos anos 70 do século XX e que teve a sua primeira edição em 1980. Ainda no âmbito das comemorações deste aniversário, Portugal acolhe em maio a final internacional da edição de 2019 onde vão estar presentes cerca de 30 países. Na noite de prémios houve ainda tempo, por parte da organização, de distinguir a Accenture Portugal e o IAPMEI, respetivamente como patrocinadora e apoiante do ano.
Veja o suplemento GMC integral publicado no jornal Expresso: (clique aqui)
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: António Pedro Ferreira