Um desafio que forma para a gestão

in Expresso, 9 de Fevereiro 2013

Estudantes e quadros apercebem-se na prova do que é dirigir uma empresa e qual o impacto das suas decisões de gestão.

A Zon Multimédia já garantiu a sua presença na edição de 2013 do Global Management Challenge, com o apoio a dez equipas que serão distribuídas equitativamente por estudantes e quadros. O objetivo é apoiar a formação dos seus colaboradores e de contactar mais de perto com universidades. Aprender a gerir uma empresa, verificar o impacto das decisões tomadas, conhecer a fundo o mercado e trabalhar em equipa são algumas das mais-valias que na opinião de Luís Moura, diretor de recursos humanos da Zon, estudantes e quadros obtém ao integrarem esta competição.

Na última edição do Global Management Challenge uma formação de quadros da Zon ficou em segundo lugar na final nacional, com uma diferença mínima em relação ao primeiro classificado. Luís Moura considera que este resultado é inspirador e espera que motive ainda mais os seus funcionários a participarem nesta iniciativa organizada pelo Expresso e a SDG há mais de 30 anos.

“Queremos que os nossos colaboradores ganhem sensibilidade para o que é gerir uma organização e percebam de que forma o seu trabalho diário se pode interligar com os objetivos estratégicos da empresa”, diz Luís Moura, explicando que estas são as vantagens de ter colaboradores Zon no Global Management Challenge. No final de cada edição a Zon analisa com os seus quadros a aprendizagem obtida. “Os colaboradores realçam a perceção das reações que omercado e a concorrência têm em relação às decisões tomadas e o gozo que tiverem de serem os responsáveis, ao longo de semanas, pelos destinos de uma empresa”, conta Luís Moura.

Quadros versus estudantes Com a aposta nas formações de estudantes a Zon pretende atingir outros objetivos. Luís Moura está ciente da capacidade formativa da competição e de que ao apoiar a participação de universitários está a contribuir para o aumento do seu grau de conhecimento teórico e prático na área da gestão. “Um dos nossos objetivos é também o de ter acesso a universidades e maximizar a nossa marca junto deste público”, acrescenta.

O diretor de recursos humanos da Zon integrou esta prova há alguns anos. De acordo com a experiência vivida deixa alguns conselhos de atuação às formações que vão estar a competir na edição de 2013. “Tentem perceber o mercado, pois uma decisão pode ser boa ou má de acordo com o mercado em que se está”, comenta. Considera importante que os estudantes e quadros analisem tudo, decomponham os problemas, olhem para atuação da concorrência e tenham a nítida perceção de que dentro da sua equipa vão ter de separar responsabilidades. Luís Moura acredita que não existe uma receita para o sucesso. Mas se seguirem alguns destes conselhos as formações podem vir a ter um melhor desempenho.

As inscrições para a presente edição do Global Management Challenge vão estar abertas até finais de abril. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão pelo telefone 214 544 158 ou correio eletrónico gmc@sdg.pt. No sítio www.worldgmc.com pode ficar a conhecer melhor esta competição portuguesa de estratégia e gestão.
Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail