Prova portuguesa atinge 31 anos de existência

in Expresso, 27 de Março de 2010

O Global Management Challenge já envolveu mais de 400 mil estudantes e quadros de empresas nos 34 países em que está presente

A organização do Global Management Challenge reuniu esta semana, num almoço em Lisboa, os patrocinadores e apoiantes desta iniciativa. O evento teve como objectivo lançar a 31ª edição da prova em Portugal. Num discurso proferido durante o almoço, Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa Publishing, apresentou alguns números que demonstram o dinamismo em Portugal e no estrangeiro desta competição. A internacionalização tem sido um dos grandes objectivos deste desafio que está presente em 34 países. No almoço de lançamento, o fundador do Expresso salientou que “o Global Management Challenge continua a manter a liderança mundial neste tipo de competições de estratégia e gestão e já envolveu, desde o seu lançamento pelo Expresso e a SDG, mais de 400 mil participantes a nível internacional”. Os países do Leste europeu têm sido grandes entusiastas da competição. A Polónia aderiu em 2000, tendo-se seguido a República Checa, Eslováquia, Ucrânia, Hungria e há cerca de quatro anos a Rússia. O presidente da Impresa Publishing lembrou que este último país é o segundo no que respeita ao número de equipas inscritas. A República Popular da China tem a liderança no número de equipas inscritas, com um total de 1000. Já Portugal surge em terceiro, com 512 equipas e cerca de 2500 participantes.

Francisco Pinto Balsemão referiu ainda no seu discurso que “temos internacionalizado o nosso modelo de negócio, incluindo a composição das equipas que neste momento são constituídas por quadros, estudantes ou mistas, mantendo vivo o slogan de que o Global Management Challenge faz a ponte entre o mundo empresarial e a comunidade académica”. Nesta óptica, a competição está a apoiar o MBA Atlântico, uma iniciativa conjunta das Universidades Católicas do Porto, de São Paulo e de Angola. O MBA conta também com o alto patrocínio dos Presidentes da República de Portugal e do Brasil. A edição deste ano da competição em Portugal conta, pela primeira vez, com o patrocínio da Singular International, uma empresa de executive search. José Vaz Pinto, managing director da Singular, foi uma das presenças no almoço de lançamento. Na sua opinião, o “Global Management Challenge é uma óptima ferramenta de formação. Incute nas equipas o espírito de luta e comparação permanente com outras, simulando o dia-a-dia e estimulando as formações a encontrar as melhores soluções para os problemas que vão surgindo”. A longevidade que alcançou demonstra a qualidade atingida.

Manuel Mira Godinho, partner da Accenture, foi outra das presenças no almoço. A Accenture é a segunda patrocinadora mais antiga da competição. Mira Godinho fez um balanço positivo desta parceria e confessa que “continua a ser uma forma de nos aproximarmos das escolas de elite”. Observador privilegiado desta competição, Alberto de Castro, membro do júri, não quis deixar de salientar o impacto que o desafio pode ter na qualidade da gestão nacional, especialmente nas PME. Considera ainda que é uma iniciativa exemplar.

Em Abril de 2011 decorre a final internacional do Global Management Challenge 2010. O evento será em Macau, assinalando os 15 anos de adesão deste território e da República Popular da China.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail