SDG
EXPRESSO
SIC
|

Prova desenvolve competências de gestão

in Expresso, 12 de Outubro 2013

Ao integrar a competição a Unicer está a proporcionar uma ação de formação diferente aos seus quadros.

A Unicer participou este ano pela primeira vez no Global Management Challenge, com uma equipa de quadros. Joana Queiroz Ribeiro, diretora de pessoas e comunicação da empresa considera que a prova permitiu aos seus colaboradores adquirirem conhecimentos, bem como desenvolverem novas competências individuais e em equipa. “Esta é uma competição que mostra a importância da comunicação, o rigor do planeamento e ao promover a interação com outras realidades e dinâmicas, permite o desenvolvimento do pensamento crítico assim como a capacidade de adaptação, características que são essenciais no mundo profissional”, explica Joana Queiroz Ribeiro.

Por terem integrado a prova os seus quadros passaram a ter uma perspetiva mais macro da gestão de uma uma organização e perceberam a importância da multidisciplinaridade, pelas diferentes áreas e departamentos com que tiveram de lidar nesta simulação.

Para Joana Queiroz Ribeiro o Global Management Challenge permite ainda às empresas “prepararem os seus quadros de uma forma diferenciadora, dando-lhes a oportunidade de interagirem com outros colegas e levando-os a refletir sobre temáticas que nem sempre são do seu âmbito de análise”. E apesar da equipa da Unicer não ter atingido a segunda volta da competição, os seus elementos não dão esta experiência formativa por tempo perdido.

Da teoria à prática
“Acreditamos que o que se aprende neste desafio terá impactos significativos no nosso dia a dia na empresa”, comenta Luís Silva, líder da equipa da Unicer. Acrescenta ainda que mais do que colocar em prática os conhecimentos individuais de cada um e de cada área, os cinco elementos desta formação desenvolveram habilidades e competências como a de trabalhar em equipa, liderança, foco no objetivo, autocontrole e organização.
“Cada membro da nossa formação terá certamente evoluído tanto no aprimorar da visão estratégica do negócio e no planeamento, como na aprendizagem sobre como trabalhar em grupo, comunicar, discutir e colocar a sua opinião de forma construtiva”, frisa.

Sendo o Global Management Challenge uma simulação da realidade de uma empresa, contribuindo para a formação individual de quem nela participa, os quadros da Unicer recomendam a competição a outros funcionários. “Para a empresa é uma forma prática e versátil para o desenvolvimento, integração e interação de quadros, já para os colaboradores é um desafio para aprimorar as suas competências”, finaliza Luís Silva.
Maribela Freitas

Consulte o artigo publicado no Expresso: clique aqui

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter