Macau: 28 equipas disputam final mundial de simulador de gestão

in Jornal Impresso, 12 de Abril de 2011 – Lusa

Um grupo de 28 equipas representantes de países e territórios de todo o mundo disputa terça e quarta-feira em Macau a final global do jogo de estratégia de gestão, quando se cumprem 15 anos da presença da competição na China.

“Quisemos fazer este ano a final aqui em Macau porque cumprimos 15 anos de entrada no jogo na China e achamos que seria uma forma de comemorar ao realizar a final em Macau”, disse Luís Alves Costa, promotor da iniciativa.

Além de Macau, China e Portugal, participam na final de 2011 equipas de gestores, muitos deles ainda estudantes, de, entre outros, Austrália, Índia, México, Alemanha, Itália, Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Ucrânia, Rússia, Angola, Benim, Costa do Marfim.

“Este jogo, ou esta competição para que não seja confundido com os jogos de computadores dos jovens, é uma iniciativa portuguesa com parceiros em muitos países que começa com uma competição nacional em cada país, seguindo-se a final global”, explicou Luis Alves Costa, ao salientar que na edição que agora termina em Macau participaram cerca de 25.000 gestores ou estudantes.

Ao longo dos dois dias da prova em Macau, um dos quais dedicado a escolher as oito equipas que disputam o jogo final, os concorrentes vão gerir uma empresa com uma linha de produção dedicada a três produtos, recebem ano e meio de relatórios anteriores com a situação da empresa e “vão para o mercado lutar pela vitória”.

“Os concorrentes tomam cerca de 70 decisões ao longo do jogo e devem reproduzir um ambiente o mais real possível, já que o objetivo destes simuladores é melhorar a performance dos participantes, sejam ainda estudantes ou já gestores”, disse.

Luis Alves Costa salientou também que o jogo de gestão “é a maior competição mundial do género’” e continua a atrair interessados já que nas provas de 2011, cuja final será em 2012, “vão participar 34 países e territórios”.

“Todos os anos procuramos com os nossos parceiros escoceses melhorar o simulador para um ambiente cada vez mais próximo da realidade, introduzindo variáveis reais que influenciam não só o comportamento do mercado como dos consumidores e levam os gestores a tomar determinadas decisões para poderem obter bons resultados”, concluiu.

Noticia publicada em Jornal Impresso

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail