Exercício prático na área da gestão

in Expresso, 9 de Março 2013

O Global Management Challenge testa saberes, mostra como se gere uma empresa e fomenta o trabalho em equipa.

A Mindbury vai apoiar quatro equipas de estudantes na edição de 2013 do Global Management Challenge. Já a Indra vai centrar a sua aposta em quatro formações mistas, ou seja, constituídas por estudantes e quadros.Emcomum as empresas têm a crença na capacidade formativa da competição e a vontade de preparar melhor a futura geração de gestores nacionais. “Acreditamos que apoiar jovens em jogos de gestão, em que estes possam de alguma forma treinar casos simulados ou verídicos em ambiente laboratorial, lhes dará uma melhor preparação para poderem enfrentar as situações do mundo real”, revela Vítor Camilo, diretor da Mindbury.

A empresa recruta muitos jovens, e é por isso que privilegia equipas de universitários, podendo no futuro integrar alguns destes elementos nos seus quadros. Quer por isso formações oriundas da área da gestão, economia e finanças. Para Vítor Camilo, “a simulação empresarial é um teste à análise de características técnicas e ajuda as empresas a avaliarem o talento que existe nas universidades”. Proporciona ainda aos estudantes uma série de ferramentas como trabalho em equipa, tomada de decisão, análise de indicadores económicos e financeiros, bem como uma visão alargada e estratégica da empresa.

Dicas para o sucesso Na qualidade de gestor, Vítor Camilo aconselha as equipas que vão competir a serem arrojadas e a terem forte capacidade para superar as adversidades. Devem ainda ter a exata perceção de que o entorno em que os negócios e as atividades se desenvolvem é a chave para o sucesso.

Na perspetiva de Susana Augusto, coordenadora da área de formação da Indra, o sucesso na prova define-se não pela vitória final,mas sim pelo próprio desafio e a aprendizagem que este gera. A Indra vai apoiar quatro equipas formadas por jovens universitários e alguns dos seus quadros. “A hipótese de termos equipas mistas permite o intercâmbio de conhecimentos entre os quadros da empresa e os estudantes que ganham assim uma visão privilegiada acerca de processos, estratégias, tomadas de decisão e o impacto que estas têm”, salienta Susana Augusto.

Acrescenta que além de desenvolverem inúmeras competências e de melhorarem o seu desempenho, os participantes podem ainda criar importantes redes de contactos. A competição começa no próximo mês de Maio. A coordenadora da área de formação da Indra aconselha os participantes a privilegiarem o trabalho em equipa, a traçarem metas e objetivos ambiciosos, mas realistas e bem definidos, aliados a uma boa gestão de tempo. As formações devem apostar ainda na comunicação entre os seus vários elementos, definir uma estratégia de negócio e não hesitar perante a aplicação de uma decisão que pareça ser a mais correta, pois decidir tarde pode ditar o insucesso.

As inscrições para o Global Management Challenge 2013 vão estar abertas até ao final de abril. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão pelo telefone 213 157 618 ou através da morada de correio eletrónico gmc@sdg.pt. Pode ainda consultar o sítio na internet www.worldgmc.com.
Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail