SDG
EXPRESSO
SIC
|

Competição promove oportunidades de carreira

in Expresso, 29 de Setembro de 2018

Legenda da foto: Seja nas finais nacionais ou internacionais, os participantes criam ligações para a vida

Através da participação neste desafio, há quem tenha encontrado um posto de trabalho ou se tenha sentido motivado a criar um negócio

O Global Management Challenge é uma competição de estratégia e gestão que ao longo dos anos tem permitido, em Portugal e nos 32 países onde está presente, a criação de relações laborais entre participantes e empresas e motivou elementos de equipas a criarem o seu próprio negócio.

Em Portugal algumas empresas que apoiam a inscrição de equipas de estudantes, fazem-no com o intuito de recrutar talento. “Já contratamos quatro alunos através desta iniciativa e conhecemos muitos mais que acreditamos que quer seja no final dos seus cursos ou mais tarde, olham para nós como uma empresa de futuro”, refere Inês Domingues, diretora de recursos humanos da tecnológica IT Sector. Defende que neste tipo de desafios são testadas competências relacionadas com perfis de gestão, como a liderança e adquirem-se conceitos e conhecimentos de economia, marketing, análise de risco, entre outros. “É viver desafios e solucioná-los, com conhecimentos que não vêm nos livros e que nos obrigam a uma demonstração da importância das competências comportamentais no mercado de trabalho”, salienta Inês Domingues.

Outras empresas, como por exemplo a Accenture Portugal, já proporcionaram oportunidades de trabalho a elementos das equipas que apoiaram. E a Konica Minolta Portugal convida os estudantes que apoia a visitarem a sua sede e encoraja-os a encararem-na como uma oportunidade de carreira.

Recuando no tempo José Miguel Pessanha contou em entrevista ao Expresso que em 1981, quando a sua equipa venceu a edição desse ano, a vitória permitiu-lhe um primeiro contacto com o Banco Português do Atlântico, onde passou a trabalhar a partir dessa altura.

Wang Jiancheng é professor de gestão na Sun Yat-sen University e conseguiu este emprego por ter passado pela prova em 2001. “Com a experiência de participar, fui indicado pela universidade após a minha graduação para ser professor e preparar os estudantes que no futuro iriam integrar este desafio”, revela.

Já Liu Linhao, também chinês, participou em 2011 e explica que “através da simulação da vida de uma empresa, construi os alicerces para criar o meu negócio”. É cofundador da WeSharing que providencia serviços para estudantes estrangeiros.

Na prova, além dos conhecimentos técnicos, os participantes estabelecem relações que podem ser decisivas na sua vida profissional

Na Rússia, Ruslan Sagitov integrou a equipa vencedora da final internacional de 2016 e revela que a prova deu-lhe confiança e conhecimentos para criar um negócio. A vitória permitiu-lhe conhecer figuras de sucesso e membros do governo russo, relações que ficam para a vida. O seu compatriota Sergey Ionin, cuja equipa ficou em segundo na final internacional de 2017, trabalha no banco Sberbank. “A competição deu-me duas oportunidades para conseguir um emprego, permitiu-me conhecer a pessoa certa que me ajudou a obter o convite para uma entrevista e ajudou-me com o que me ensinou, nomeadamente a atingir objetivos e a estudar”, salienta.

Noutro ponto do globo, no Quénia, Oliver Maina Muchiri que integrou a edição de 2015 conta que “devido à competição fui admitido no Young African Leadership Initiative. É um programa educativo e os organizadores ficaram impressionados com o trabalho que tinha feito na prova, preenchendo a lacuna entre o conhecimento teórico e a prática que é um problema no meu país”. Lembra que ao ter participado numa final internacional fez amigos em várias partes do globo que ainda hoje o auxiliam na sua vida profissional.

Link para o suplemento completo aqui

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Parceiros

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

elaaaaaaaaaprazo_alongado